Pplware

Microsoft exige que removam o nome Windows das aplicações

É sabido que as “lojas de aplicações”, as tais App Store, vivem do empenho e motivação dos programadores. No entanto, a Microsoft nunca conseguiu cativar os programadores para tornar a sua oferta tão forte quanto é a da Apple com a App Store ou quanto a da Google, com a Play Store.

Agora, a gigante americana exige que os programadores removam das suas aplicações o nome “Windows”. E, ao que parece, os programadores não ficaram nada satisfeitos!


Apps Windows terão de ser re-batizadas

Vários programadores estão a dar conta de terem recebido emails da Microsoft exigindo que removam das suas aplicações a palavra Windows.

Segundo os mesmos, a justificação é judicialmente legal (copyrights),contudo, está a revoltar os programadores porque estes entendem que não faz sentido. Isto porque as suas aplicações estão na loja para ser usada no próprio Windows.

Vários sites também estão a receber as notificações. Por exemplo, o site WindowsArea.de e o DrWindows são dois casos que têm a palavra Windows no nome das suas apps e, como tal, terão de remover o nome. O que está a tornar esta situação um pouco bizarra é que estes dois casos têm estes nomes pelo menos desde 2012. Nestes seis anos a Microsoft nunca teve tal atitude.

 

Ainda não se fica por aqui….

Como podemos ver nos próprios sites com os posts dedicados ao assunto, a Microsoft notificou via email os visados neste sábado dia 10 e apenas deu 1 dia aos programadores para levarem a cabo todas as necessárias ações com vista a remover Windows do nome das apps.

Se esta ação na for concretizada no prazo, provavelmente estas apps serão apagadas pela própria Microsoft:

 

O que poderá estar por trás desta decisão?

Conforme todos estão lembrados, até foi tema de informação neste artigo, em setembro do ano que passou, a Microsoft alterou a nomenclatura da sua Loja de Aplicações. Esta deixou de se chamar Windows Store e passou para a designação Microsoft Store.

Poderá a empresa estar a tentar “limpar” da sua loja as aplicações que se aproveitem da marca registada Windows (?!). Mas mesmo assim é estranho.

 

Bizarro e incongruente

Assim, as alterações feitas chocam contra a própria exigência da Microsoft, isto porque desde essa altura que a loja de aplicações já não tem Windows no nome, agora é Microsoft Store.

Assim, com estas bizarrices, com estas ações desagradáveis e com movimentações pouco credíveis, os programadores já ameaçam remover as apps da store permanentemente. Claramente quem fica a perder é, numa primeira instância, o utilizador da Microsoft e depois a própria Microsoft porque cria uma ideia de pouca fiabilidade afastando os utilizadores de um sistema que se baseia em muito na confiança.

Via

 

Que vos parece esta decisão?

Exit mobile version