Pplware

Microsoft está a preparar uma versão gratuita do Windows 8

O Windows 8 é actualmente o centro de toda a actividade da Microsoft. É sobre este sistema operativo que recaem todas as esperança e todo o investimento que a empresa tem feito.

A Microsoft pretende alargar ainda mais a sua utilização e rumores agora apresentados dão conta que o gigante de Redmond pode estar a preparar uma versão gratuita do seu sistema operativo.

A chegada do Windows 8 veio mostrar uma interface totalmente nova e uma realidade completamente diferente para os utilizadores.

A leitura que a Microsoft fez do que seria a interface do futuro, com uma mistura do acesso pelos métodos tradicionais e com a invasão do toque, não convenceu totalmente os utilizadores e muitas foram as queixas destes face ao que iam encontrando com a sua utilização.

A Microsoft têm-se sabido adaptar ao que os utilizadores têm apontado de negativo ao Windows 8 e a sua actualização já mostrou uma clara mudança face ao que era inicialmente a interface Modern.

Os rumores que agora surgiram dão conta de uma mudança ainda mais positiva para os utilizadores. A Microsoft está a ponderar a criação ode uma versão do Windows 8 completamente gratuita e disponível para todos.

Esta nova versão, de nome “Windows 8.1 With Bing” seria uma versão, ainda mais, centrada nos serviço da própria Microsoft e estaria disponível para os utilizadores colocarem nas suas máquinas, sem que tivessem de pagar para a usar.

O modelo definitivo ainda estará a ser estudado, mas passará por um modelo em que o próprio sistema operativo trataria de se pagar, através da apresentação de publicidade ou com recurso a outros meios de criar essa receita. Não é ainda claro que será 100% gratuito, mas a ter um custo, este seria marginal e apelativo.

Esta decisão da Microsoft está associada à necessidade de fazer vingar o seu ovo sistema operativo, ao mesmo tempo que conseguia combater o que a concorrência tem apresentado. Por outro lado alargaria para números bem mais altos a penetração e utilização do seu novo sistema operativo em sistema que ainda têm instaladas versões mais antigas.

Também os OEM’s iam conseguir beneficiar com esta nova versão, pois conseguiriam vender máquinas a preços mais baixos e atractivos, conseguindo assim garantir melhores números.

Não é nova a ideia da Microsoft de seguir o exemplo de outras marcas e baixar drasticamente o preço que cobra aos OEM’s pelos seus sistemas operativos, não apenas o Windows, mas também o Windows Phone.

Se no mundo dos desktops a fatia do Windows é garantidamente elevada, o cenário muda de figura nos dispositivos móveis e a diminuição, ou a corte total, do preço tornavam os equipamentos mais baratos e automaticamente mais atractivos aos olhos dos consumidores.

Provavelmente o que vamos ver surgir é uma versão similar às Starter’s que já existiam no XP e no 7, mas com ainda mais limitações e com uma integração com serviços e aplicações Microsoft, sem a possibilidade de estas não serem usadas.

A presença de um vasto conjunto de aplicações da própria Microsoft garantiam a utilização por parte dos utilizadores, envolvendo-os no ecossistema da empresa e mantendo-os como clientes fieis.

O Windows 8 veio mudar muito a imagem da Microsoft e estão cada vez mais presentes estas mudanças que há alguns anos muitos julgavam impossíveis de algum dia acontecerem.

A mudança foi obrigada pelo mercado e pelas muitas ofertas que surgiram, com modelos de negócio completamente diferentes. A Microsoft está apenas a adaptar-se ao que é exigido.

Será esta a forma de o Windows 8 passar a ser aceite e usado por todos?

Exit mobile version