O novo browser da Microsoft promete trazer uma verdadeira revolução para o Windows 10 e para a forma como se vai poder navegar na Internet neste novo sistema operativo.
Ainda não se sabe muito sobre o que este browser disponibilizará aos utilizadores e quais os planos da Microsoft, mas lentamente as novidades vão surgindo.
Depois de terem surgidos rumores sobre o suporte a extensões no Spartan, surge agora a confirmação e também uma novidade, o Spartan pode chegar também ao Windows 7.
Apesar de já ser conhecido de forma não oficial há algum tempo, o Spartan foi apresentado pela Microsoft no último evento desta empresa, onde as novidade do Windows 10 foram dadas a conhecer.
Se este promete ser um browser já à partida completamente diferente do que a Microsoft nos habituou, existem algumas novidades que estavam ainda na dúvida e que começam a ser agora clarificadas.
A integração de extensões num browser actual é uma necessidade que todos tentam suprir, de uma forma mais ou menos eficiente.
O Spartan não poderia deixar de ter esta funcionalidade e este rumor já tinha inclusive surgido. Mas o rumor passou agora a certeza com um Tweet publicado pela Microsoft e que deixa a ideia clara de que planos para a sua implementação.
#AskIE @The_Grand_User Still building our plan for extensions, but we'll share more once we have details. https://t.co/EZhzwtsd37
— IE Dev Chat (@IEDevChat) 27 janeiro 2015
Os planos para a sua integração com o browser existem e a Microsoft está a trabalhar neles. Ainda nada de concreto, mas já com uma ideia definida de que este browser terá suporte para esta funcionalidade que apreciada por todos os utilizadores.
Mas a Microsoft foi mais longe e revelou também que a ideia de existirem versões do Spartan para outras plataformas suas não está totalmente deixada de lado e que pode ser uma realidade num futuro próximo.
Para já o foco dos desenvolvimento do Spartan está concentrado na versão para Windows 10, mas a empresa não descarta a possibilidade de existirem versões para o Windows 7.
#AskIE @Anamewithaguy Spartan is currently targeted at Win10. We're focused on getting ppl upgraded (free) but will watch Win7 demand
— IE Dev Chat (@IEDevChat) 27 janeiro 2015
Espera-se muito desta nova versão do browser da Microsoft e especialmente que ela faça uma separação com o passado e com os desempenhos menos conseguidos que o Internet Explorer teve.
Todos os utilizadores do Windows 10 podem testar já o Spartan, integrado dentro do IE, e avaliar o que esta nova versão do Trident vai dar aos utilizadores.