Pplware

Microsoft baniu aplicações de terceiros da Lumia Collection

Os planos da Microsoft para converter a sua compra da Nokia num negócio 100% seu estão a correr como a empresa esperaria. Começou com a retirada do nome Nokia de todos os seus sites e contas de redes sociais e terminou com o lançamento do primeiro Lumia com o novo nome desta linha.

Mas existem outras áreas onde a Microsoft tem estado a trabalhar nesta remodelação e que agora começaram a ter visibilidade junto dos utilizadores.

A área da loja de aplicações dedicada aos dispositivos Lumia sofreu uma profunda remodelação e agora tem apenas aplicações dedicadas a estes dispositivos, exclusivos da Microsoft.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft mexe nesta secção da sua loja de aplicações para o Windows Phone, dedicada aos equipamentos Lumia.

Ainda recentemente o seu nome foi mudado, de Nokia Collection para Lumia Collection, em mais uma alteração para que esteja dentro da filosofia Microsoft e para estar enquadrada na mudança que esta a ter lugar.

Ao efectuar esta remodelação na lista de aplicações dedicadas aos Lumia, a Microsoft resolveu deixar de fora algumas das aplicações que aconselhava aos utilizadores destes equipamentos.

Até agora a lista incluía aplicações que eram recomendadas para os dispositivos Lumia, não se limitando às criadas pela Microsoft para esta família de equipamentos.

Eram propostas que incluíam as estas aplicações dedicadas, mas a que se somavam outras, também elas dedicadas a melhorar a experiência de utilização do Windows Phone.

Muitas dessas aplicações eram elas também da Microsoft, mas dedicadas a outras áreas que não as específicas do Windows Phone e mais abrangentes.

A mudança agora efectuada, e que a totalidade dos utilizadores pode já ver aplicada, colocou algumas limitações às aplicações que constam da lista, passando esta agora a conter apenas e exclusivamente as aplicações criadas para os dispositivos Lumia. Toda as aplicações de terceiros foram removidas, mesmo as da própria Microsoft.

Imagens da Windows Phone Store com uma semana de diferença

É curioso que mesmo tendo retirado desta lista as suas aplicações, a Microsoft manteve algumas das que foram criadas quando a Nokia ainda detinha a marca. Exemplo dessas aplicações são toda a linha Here, que inclui o Maps, City Lens ou o Drive+).

Esta alteração vem mostrar que a Microsoft está cada vez mais empenhada em tornar a sua linha de smartphones Lumia num produto exclusivo e com um conjunto de aplicações dedicada e que controla com o máximo rigor, não colocando como recomendação aplicações que por serem criadas por terceiros pode não corresponder às expectativas dos utilizadores.

É também mais um passo para eliminar da Nokia deste seu universo e desassociar de vez a marca a tudo o que esteja relacionado com a Lumia e com os smartphones.

Será bastante provável que a revolução que a Microsoft está a fazer neste seu universo móvel não fique por aqui. Muito já foi feito para renovar e trazer a nova marca para destaque, mas de certeza que a Microsoft prepara muito mais para o futuro.

Exit mobile version