A nova versão do Windows está para chegar em breve e a Microsoft tem vindo a trabalhar nela há já bastante tempo. O nome, tal como todos sabem será Windows Blue, tal como se tem vindo a anunciar há já bastante tempo.
Pois agora a Microsoft resolveu anunciar o que todos já sabíamos, o nome da nova versão do Windows. Mas para além disso a Microsoft deu a conhecer, de forma indirecta, algumas novidades adicionais desta nova versão.
Num artigo publicado num dos seus blogs a Microsoft apresentou o que chamou de Looking Back and Springing Ahead. Nele a Microsoft fez um ponto de situação do que tem sido os seus últimos tempos, não apenas na apresentação de software de produtividade, como o office 365, mas também do seu hardware, em que engloba os telefones com Windows Phone ou o Surface.
Um ponto fundamental nesse artigo é a constatação de que a Microsoft passou de uma empresas de software para uma empresa mais completa que oferece soluções baseadas em software e em dispositivos.
we declared a fundamental shift in our business from a software company to a devices and services company as outlined in Steve Ballmer’s letter to shareholders. My favorite example? Office 365 plus SkyDrive across my Sony Tap, Surface Pro and Windows Phone.
Mas a maior surpresa de todas foi o aparecimento, pela primeira vez, do termo Windows Blue. A Microsoft admitiu pela primeira vez que está a trabalhar no sucessor do Windows e que o seu nome é, para já “Blue”.
Mas pelas palavras apresentadas este será bem mais do que uma simples actualização do Windows. Englobará uma actualização de serviços e de dispositivos.
Now, the look ahead. With a remarkable foundation of products in market and a clear view of how we will evolve the company, product leaders across Microsoft are working together on plans to advance our devices and services, a set of plans referred to internally as “Blue.” – N.B. chances of products being named thusly are slim to none. And don’t start with the “so you’re telling me there’s a chance” bit. 🙂
Mas ainda não existem datas ou momentos para estas apresentações. Espera-se que surjam já na Build, em Junho, ou na TechEd.
Novidades Windows Blue
Mas ao mesmo tempo que a Microsoft apresentava de forma (quase) oficial o Windows Blue surgiam novidades muito interessantes, fruto da disponibilização não oficial de uma Build desta nova versão do Windows 8.
Pelo que foi descoberto a nova versão do Windows 8 vai ter a possibilidade de sincronizar um elevado número de elementos do sistema operativo através de vários computador e sempre recorrendo à Cloud.
O mais interessante e impressionante é a sincronização do Start Screen. Todos os esquemas de cores que colocarem num PC, Tiles e personalizações vão surgir nos PC’s que acedam com a mesma conta.
Mas a sincronização não se ficará por aí e vão também podere aceder em qualquer computador a coisas tão distintas como aplicações instaladas, dispositivos emparelhados, configurações e separadores do IE e histórico de ficheiros.
Muitas destas funcionalidades ainda não estão implementadas na Build que surgiu na Internet, mas a sua base está já presente nos registos do Windows.
Estas são novidades que se vão juntar às que tinham já sido detectadas no fim de semana quando surgiu na Internet a primeira versão, ainda não oficial, do Windows Blue.
A Microsoft está decidida a mudar o Ambiente de Trabalho do Windows e estas alterações parecem dar o passo que faltava para a sua implementação definitiva.