O mercado tablet, até há bem pouco tempo, era conhecido como iPad Market por ser completamente dominado pela Apple, tendo esta mais de metade do market share de tablets.
Com a necessidade de concorrência e alternativas ao tablet da gigante de Cupertino, está a começar a aparecer uma maior aposta de empresas como Samsung, Asus e Amazon. Apesar da Samsung estar neste mercado há algum tempo, os seus produtos não faziam qualquer rivalidade ao bem sucedido iPad.
De acordo com a IDC (International Data Corporation), o mercado de tablets cresceu 6,7% entre Julho e Setembro deste ano, tendo um crescimento global de 49,5% relativamente ao mesmo período do ano passado.
O mercado de tablets Android teve um crescimento bastante significativo, liderado pela Samsung que teve um crescimento de 325% face ao mesmo período do ano passado, passando de 6,5% para 18,4% de marketshare, tendo expedido 5,1 milhões de tablets (Galaxy Tab e Galaxy Note 10.1).
A Amazon segue em terceiro lugar, tendo expedido 2,5 milhões de Kindle Fire, garantindo assim à empresa uma quota de mercado de 9%.
Na tabela disponibilizada pela IDC não mostram dados relativos ao ano passado. A primeira versão do tablet da multinacional de comércio electrónico chegou ao mercado no último trimestre de 2011, que em base das leis deste mercado, não contam para os resultados desse ano.
A quota de mercado da Amazon destaca-se por ter passado empresas que já estão há mais tempo no mercado, como por exemplo a Asus, que em Setembro detinha uma quota de 8,6%.
Apesar de ter sido ultrapassada pela Amazon, a Asus teve um crescimento de 242,9%, passando de 3,8% no terceiro trimestre de 2011 para 8,6%, tendo enviado para as lojas 2,5 milhões de tablets onde no ano passado tinha-se ficado pelos 700 mil.
A Lenovo, uma empresa que até há pouco tempo não era muito conhecida no mercado de tablets, tem-se revelado bastante eficiente e isso tem-se reflectido no seu crescimento. Detém de 1,4% da quota de mercado com um crescimento de 100% face ao ano anterior.
Com o crescimento da concorrência, a Apple não tem vindo a ter a vida fácil e isso reflectiu-se na quebra de vendas de iPads durante o período que terminou em Setembro.
No terceiro trimestre deste ano, a gigante de Cupertino detinha de 50,4%, tendo tido uma quebra de 9,3% de quota de mercado face ao ano passado que no mesmo trimestre tinha em posse 59,7%.
Apesar da perda acentuada de mercado, a Apple teve um crescimento global de 26,1% entre o 3T2011 e o 3T2012 tendo expedido 14 milhões de iPads, mais 3 milhões que o ano passado, continuando assim a liderar o mercado.
Nestes resultados não estão incluídos o iPad Mini, iPad 4 nem o Google Nexus 10