O Netflix é uma plataforma que dispensa apresentações! Sendo um serviço de streaming, quanto maior a largura de banda associada ao cliente final, melhor é certamente a experiência com este serviço.
Pelo 5º mês consecutivo, o Netflix escolheu a MEO como sendo a operadora que oferece o melhor desempenho para visualização dos conteúdos disponibilizados.
Netflix ISP Speed Index (índice de velocidade de ligação Netflix) é um estilo de ranking, criado pelo Netflix, onde é avaliada a performance das operadoras no acesso ao serviço.
Como podemos ver pelo gráfico seguinte, a MEO é atualmente considerada a melhor operadora tanto ao nível da fibra como em ligações DSL para visualização dos conteúdos do Netflix.
Se por um lado a MEO liderou durante estes últimos cinco meses, já a Vodafone desilude por completo ao nível do serviço prestado com o Netflix. Os resultados apresentados pela operadora, que normalmente é bastante inovadora, são, de facto, muito maus comparativamente à concorrência.
Como define o Netflix estas velocidades?
O índice de velocidade de ligação Netflix, fornece a média de bits de conteúdo do Netflix transferidos no horário nobre para assinantes do serviço durante um mês específico.
Este índice mede a velocidade em todos os equipamentos compatíveis com conteúdo Netflix, exceto nos poucos equipamentos cuja taxa de transferência não possa ser medida com exatidão e streams via redes móveis.
A velocidade indicada no índice de velocidade de ligação ao Netflix, não é uma medição do desempenho máximo nem da capacidade máxima de operador de Internet.
Nota enviada pela Vodafone
O ranking da Netflix não reflecte correctamente a experiência de utilização dos Clientes Vodafone.
Isto porque não leva em consideração a plataforma tecnológica que é usada por cada utilizador, agregando os dados todos independentemente de se aceder ao serviço através de uma box, smart tv, tablet, PlayStation ou, até, por via de uma ligação à internet. Também não tem em conta se esse acesso é realizado através de uma solução com resolução normal, Full HD, 4K, etc.
No caso da Vodafone – a única Operadora em Portugal a disponibilizar a aplicação nativa na box – há uma integração da solução da Netflix com a plataforma de TV da Vodafone. Esta integração permite uma utilização muito simples a partir da box e, ao mesmo tempo, faz uma optimização do volume de dados processados na rede para disponibilizar os conteúdos e que em nada compromete a qualidade do serviço.
Assim, para o tipo de utilizadores que usa a box para aceder à Netflix o volume de dados é optimizado e, sendo esta a forma principal de acesso dos Clientes Vodafone à Netflix, isso implica uma alteração nos dados do gráfico apresentado. Para uma comparação semelhante entre todos os Operadores seria preciso retirar os utilizadores que acedem à Netflix através da Box Vodafone e considerar apenas os que o fazem via internet (como é o caso dos demais operadores). Caso isso se verificasse, o indicador da Vodafone seria bastante diferente.
A Vodafone mantém-se, há anos, na vanguarda da inovação e o exemplo da integração da Netflix no seu serviço de Tv é apenas um de muitos. Neste caso específico, as vantagens para os utilizadores são muitas, nomeadamente, estabilidade de visualização na tv, redução de potenciais estrangulamentos da Internet, navegação rápida e intuitiva, bem como maior comodidade no acesso aos conteúdos.”