Pplware

É mentira, afinal não foi por AirDrop que o piloto enviou as imagens

Afinal, parece que o piloto do Boeing 747-8, um avião de carga que voava mil pés abaixo do Boeing 777 da Singapore Airlines, não enviou as tais fotografias por AirDrop. Pelo menos, segundo a empresa asiática, os pilotos referiram que as imagens de facto chegaram, mas por outro canal!

O vídeo terá alguma verdade ou tudo não passou de uma mentira?


AirDrop – De desconhecido a vedeta!

Como referimos no artigo que deu a conhecer esta aventura, a tecnologia da Apple tem algumas limitações em ambientes normais. É necessário conhecer bem a tecnologia e para isso deixámos, há algum tempo, um guia muito completo sobre o que é o AirDrop:

Contudo, mesmo conhecendo todas as propriedades da tecnologia, poderia, num cenário “novo” e recorrendo a dados que não eram todos transmitidos no vídeo, haver algo que permitisse passar fotografias de um avião que voava a 35 mil pés para outro que voava mil pés acima.

 

Estranho o vídeo ter desaparecido

A história poderia ser interessante e ter, inclusive, laivos de alguma verdade e, quem sabe, poder haver um cenário circunstancial que permitisse ao piloto recorrer a tecnologia existente no avião e fazer com que o sinal Wi-Fi chegasse mil pés acima, pelo menos parece ser isso que acontece com o envio e o devido agradecimento por parte dos pilotos do avião da Singapore Airlines: “We appreciate your AirDrop.”

Logo, o cenário mostra-se estranho quando o vídeo desaparece do canal do YouTube LouB747. O que disponibilizamos, como devem ter visto, partiu de um outro canal, não o do autor. Isto porque algo se passou entretanto. O vídeo tornou-se viral.

Autor do vídeo retirou, misteriosamente, o vídeo do canal!!!

A partir das 15h30 GMT do dia 4 de agosto, a publicação de vídeo já tinha sido partilhada mais de 10.000 vezes no Facebook em 12 horas e recebeu mais de 7.500 visualizações no YouTube. No Twitter, o vídeo foi retweetado mais de 1.900 vezes. No entanto, muitos eram já os que aclamavam que o vídeo poderia ser falso, embora os argumentos variassem, desde a incapacidade da tecnologia, até à não permissão dos pilotos para fazer este tipo de ações em pleno voo, mas ninguém teria ainda qualquer certeza por parte dos intervenientes.

Quem veio desmentir o que, de facto, estava a ser dito que era a realidade foi a Singapore Airlines. A empresa referiu a um órgão de comunicação, quando esta “tempestade” lhe caiu em cima, que as imagens chegaram não por AirDrop, as imagens, mas sim, mais tarde, por mail.

Our pilot was only replying in jest to the radio message from the captain of the other flight. Photos were exchanged by email later, however.

Mensagem transmitida por um porta-voz da empresa segundo o site Airline Boarding

 

Mas afinal a tecnologia permitia ou não esta transmissão?

A Apple refere que esta tecnologia, nas condições normais, funciona até uma distância de 30 pés (cerca de 9 metros). Em modo simplista podemos dizer que necessita de ter o Bluetooth e o Wi-fi ligados, isto porque inicialmente os dispositivos Apple são “emparelhados” via Bluetooth e depois os dispositivos configuram automaticamente uma ligação Wi-Fi direta para o AirDrop, mesmo estando em redes Wi-Fi diferentes.

Ainda não se sabe de quem é o iDervice SingTriple7 que recebeu na hora as fotos, mas, ao que tudo indica, não foram os pilotos do avião de passageiros da Singapore Airlines, mesmo sendo estranho eles terem agradecido! Mas igualmente verdade foi a imensa crítica ao facto dos pilotos estarem a receber fotografias em vez de estarem a pilotar. E as imagens… bom, estas chegaram, mas a empresa fez saber que foi “mais tarde e por mail”. Os pilotos afinal estavam compenetrados e tudo não passou de uma mentira do comandante das “cobras”!

Exit mobile version