A postura com que estamos em frente a um computador ou a um tablet nem sempre é a melhor e ao fim de algumas horas as dores nas costas e a tensão nos ombros e pescoço já se fazem sentir.
Apesar de não serem necessários estudos para que cheguemos a essa conclusão, a Universidade de Harvard vem reforçar a ideia, concluindo que o uso dos tablets não torna somente a vida dos seus utilizadores mais móvel, prática e divertida; este tipo de utilização pode provocar danos no nosso corpo.
Desta forma são apresentadas algumas práticas de postura corporal que devem ser seguidas pelos utilizadores, de modo a minimizar as suas consequências nefastas.
Tablet no colo
- A postura da cabeça e do pescoço pode ser melhorada com a utilização de uma capa, desenhada para elevar o dispositivo, optimizando o ângulo de visão.
- O pescoço deve manter-se recto, os ombros relaxados e os braços junto ao tronco.
- Deve movimentar-se, mudar de posição e fazer pausas com frequência.
- Esta não é uma posição adequada para longos períodos de utilização.
Tablet na mesa
- Em utilizações mais prolongadas o tablet deverá estar apoiado numa mesa com a capa aberta no menor ângulo.
- Se possível, usar um teclado separado do tablet.
- Manter as costas direitas e bem apoiadas.
Visualizar um filme
- Na visualização de um filme o tablet deverá estar apoiado numa mesa com a capa de modo a ter o maior ângulo possível com a mesa.
- O assento deverá estar ajustado de modo a que o pescoço fique direito e o campo de visão seja o mais confortável possível.
- O ideal seria ligar o tablet à TV ou ao monitor do computador de forma a melhorar a postura do pescoço e aumentar o tamanho da imagem.
Considerações finais
Para exemplificar a análise, foi observada a postura corporal de indivíduos com dois tipos de tablets representativos dos maiores sistemas operativos actuais, o Apple iPad 2 e o Motorola Xoom, tendo em conta as dimensões dos aparelhos, as suas capas e a inclinação que permitem atingir.
Segundo o estudo de Harvard, quando o iPad 2 está com uma inclinação de 15º, tanto na mesa como ao colo, obriga o utilizador a dobrar muito o pescoço, o que poderá provocar lesões na coluna ao longo do tempo; o que no caso do Motorola Xoom a inclinação do pescoço é minimizada com o aumento da amplitude do ângulo para os 45º (na inclinação mínima).
Comparando a postura corporal na utilização de tablets, desktops e netbooks, os tablets são mais prejudiciais que os outros.