Pplware

MegaBox, o serviço de música do MegaUpload está a chegar

Kim DotCom, o fundador do MegaUpload tem estado em alta esta semana. Na passada terça-feira apresentámos o seu anúncio de que novo MegaUpload estava 90% completo e que estaria disponível em breve.

Lentamente Kim vai disponibilizado novidades sobre este serviço em todas as suas vertentes e o que dele se poderá esperar.

Ontem foi a vez de serem publicados dois novos vídeos onde é apresentado o serviço de música do MegaUpload, o MegaBox.

Este novo serviço, o MegaBox, será um serviço dedicado à música e à venda desta. Os músicos vão poder alojar as suas produções nesta plataforma e receberem 90% das receitas de publicidade que as suas músicas gerarem. Desta forma conseguem fugir às editoras e às taxas que cobram para divulgação dos seus trabalhos.

Para os utilizadores do serviço será possível acederem a estes conteúdos, a troco da visualização de publicidade. Segundo Kim DotCom esta publicidade será fornecida através de um software a ser instalado nas máquinas e que funcionará da mesma forma de um add-bloker, de nome Megakey, mas que em vez de bloquear a publicidade troca-a por publicidade específica deste serviço. A publicidade não é trocada na totalidade, mas apenas 15% da total.

Caso o utilizador não pretenda usar esta ferramenta de publicidade terá de comprar as músicas que pretendem ouvir.

O MegaBox vai estar disponível para uma variedade de plataformas, abrangendo naturalmente as móveis, onde será mais usada.

É com este modelo de negócio que Kim DotCom pretende abalar da Internet, retirando das empresas que provocaram o fecho do MegaUpload.

O primeiro vídeo publicado é a apresentação formal do serviço e muito pouco mostra sobre o que ele será.

O segundo vídeo apresentado mostra muito mais do que será o MegaBox e quais vão ser as suas funcionalidades e a sua imagem.

Este vídeo pretende mostrar os bastidores da criação do MegaBox e mostra a equipa de programadores a trabalhar na construção deste serviço.

Curioso é na apresentação os artistas que vão fazer parte do arranque do MegaBox. Nomes como Radiohead, Coldplay, Muse, Arctic Monkeys, Foo Fighters, David Bowie, Blur e Rihanna podem ser visto, mas sem qualquer certeza de estarem realmente associados ao MegaBox.

O comentário que acompanha o vídeo mostra bem da vontade de Kim DotCom abalar a industria musical e de conteúdos.

This is what they don’t want you to have. Unchaining artists and fans. Megabox is coming soon.

A interface do MegaBox será toda ela virada para o utilizador, mostrando as músicas recentemente ouvidas e a possibilidade de partilha pelas redes sociais. Vai ainda estar presente uma componente de Eventos, onde os utilizadores vão poder ter acesso a concertos e outros espectáculos em qualquer parte do mundo.

Os desenvolvimentos continuam e também este serviço é esperado antes do final do ano de 2012. Já antes Kim DotCom tinha anunciado o retorno do MegaUpload para este anos e tudo parece encaminhar para esta realidade.

Mesmo depois de ter sido acusado e tendo o seu julgamento à porta, isto se não se provar que a policia Neo-Zelandesa agiu de forma errada aquando da sua prisão, Kim DotCom não para de desenvolver o que tinha prometido.

O modelo de negócio do MegaBox, se implementado da forma descrita, poderá abalar o toda a industria de entretenimento e iniciar uma nova forma de acedermos aos conteúdos. O próprio Kim DotCom indicou que esta será uma forma de diminuir a pirataria e dar de volta aos artistas os ganhos sobre as obras que criam.

Convêm no entanto lembrar que esta industria é poderosa e tem muito dinheiro envolvido, o que pode levar a que surjam impedimentos e boicotes a este novo serviço. Vai ser um choque e muito está ainda por acontecer.

Exit mobile version