O acordo firmado entre a Microsoft e a Nokia veio trazer alguma confusão ao mercado dos telefones e em particular a todos os que esperavam que a empresa Finlandesa adoptasse o Meego como o sistema operativo dos seus equipamentos topo de gama.
Na verdade a Nokia ainda não decidiu de forma definitiva qual vai ser a sua posição face a este sistema operativo. Eram a empresa que mais faziam uso e impulsionavam o Meego, mas este impasse não impediu que a equipa que o desenvolve avançasse e continuasse o seu desenvolvimento. A prova disso é a disponibilização da mais recente versão, a 1.2, do Meego.
Esta nova versão do Meego vem tentar dar um novo fôlego a este sistema operativo ao abrir-lhe a porta para mercados para os quais ainda não estava talhado. Foi concentrado o desenvolvimento em adaptá-lo para outros equipamentos, tais como netbooks, tablets e equipamentos a usar em veículos.
As principais novidades que a versão 1.2 do Meego trás estão assentes na melhoria no suporte para processadores Intel Atom e ArmV7. Foram ainda feitos desenvolvimentos a nível das capacidades multimédia e de rede, nas suas vertentes 3G, wireless e Bluetooth.
Realça-se ainda um passo dado rumo à possibilidade de evolução e massificação deste sistema operativo. O suporte para HSPA+ e outros métodos de acesso às redes telefónicas foi melhorado.
Foram ainda disponibilizadas versões de desenvolvimento de aplicações para a nova versão do Meego 1.2.
Curiosamente a versão destinada ao equipamentos telefónicos e similares foi deixada de fora desta actualização.
No mesmo dia em que foi apresentado e lançada a versão 1.2 do Meego foi trazida já para a ribalta a versão seguinte. É esperada em 6 meses e será a continuação do desenvolvimento que esta versão iniciou.
Mesmo sem a força que a Nokia impunha ao Meego este parece estar a querer dar continuidade ao seu desenvolvimento. Espera-se que comecem a surgir no mercado equipamentos equipados com o Meego agora que ele se virou para o que é agora encarado como o futuro dos equipamentos.
Será que a falta da Nokia se fará sentir ou os rumores de um tablet Intel com Meego o farão renascer das cinzas e finalmente firmar a sua posição no mercado?
Novidades do Meego 1.2
The MeeGo 1.2 Core OS provides a complete set of enabling technologies for mobile computing.
Some highlights of the MeeGo Core stack include:
- MeeGo Reference Kernels supporting a variety of Intel Atom and ARMv7 platforms.
- QML Application Framework and extended Qt-Mobility APIs, including additional location, system, connectivity, and sensor/haptic capabilities for rapid, rich, application development.
- Enhanced Telephony and Connectivity capabilities, including:
- GSM, GPRS, and HSPA+ network support
- SIM Application Toolkit
- Expanded Bluetooth profiles
- Expanded VPN and wireless authentication methods
- USB, WiFi, and BT-PAN data tethering capability
- Enhance multimedia support, including RTSP streaming with progressive download
This release also includes the following:
- Netbook UX 1.2 complete set of core applications for netbooks.
- In-Vehicle Infotainment (IVI) UX 1.2 includes a sample IVI Homescreen and speech recognition enabled Application Launcher built with QML, as well as a collection of commonly used applications.
- Tablet Developer Preview
- MeeGo SDK 1.2 for MeeGo Core OS and supported UXs.
Please refer to the Core and UX release notes, as well as the Developer Resources documentation pages, for a more complete list of features and supported platforms.