A principio foi apenas um rumor. A Google iria comprar a Meebo. Passado alguns dias a confirmação chego pela própria Meebo e a compra efectivou-se, com um preço de 100 milhões de dólares.
Mas passados apenas 5 dias, a Meebo anunciou que ia começar a desligar alguns dos seus serviços. E a data está próxima, estando marcado para 11 de Julho o fecho de alguns serviços.
O anuncio deste fecho de serviços foi anunciado na zona de suporte do site da Meebo e aí foram apresentados os serviços que vão ser descontinuados, bem como algumas acções que os utilizadores podem tomar, com vista a que possam exportar a sua informação.
A data marcada para o desligar desses serviços é o próximo dia 11 de Julho de 2012 e até lá os utilizadores podem retirar da Meebo os registos das suas conversas e/ou partilhas. Como alguns dos serviços são usados em sites para partilha de informação, a Meebo pede também que todos os que os usam que os removam dos seus sites.
Eis então a lista dos serviços que vão ser para já descontinuados e as acções que podem tomar com vista a retirar da Meebo os vossos dados.
- Meebo Messenger (A fechar em 11 de Julho de 2012)
Podem descarregar os vossos registos de conversações através da página criada para o efeito. Acedam a www.meebo.com/chatlog-download e retirem-nos. Esta página apenas vai estar disponível até ao dia 11 de Julho de 2012.
- Sharing on Meebo (A fechar em 11 de Julho de 2012)
Este é o produto que está actualmente acessível em meebo.com. Foi criado para permitir a partilha de conteúdos entre utilizadores e assim partilhas as suas preferências.
Ao acederem e autenticarem-se em meebo.com será mostrado um link onde podem fazer download de todo o histórico das partilhas que fizeram.
Esta página apenas vai estar disponível até ao dia 11 de Julho de 2012.
- Meebo Me (A fechar em 11 de Julho de 2012)
Todos os widgets Meebo Me que estiverem embebidos nos sites vão deixar de funcionar. É necessários que estes sejam removidos até ao dia 11 de Julho de 2012.
- Todas as Meebo Mobile Apps (A fechar em 11 de Julho de 2012)
As aplicações móveis da Meebo vão também deixar de funcionar. Sto inclui as criadas para iPhone, Android e Blackberry. Os registos das conversas podem ser descarregados da página www.meebo.com/chatlog-download até ao dia 11 de Julho de 2012.
- Eliminar a vossa conta
Se pretenderem eliminar a vossa conta, de forma definitiva, a Meebo disponibilizou uma página para o efeito. Basta que acedam ao endereço meebo.com/support/deleteaccount/ e sigam os passos indicados.
Para já a Meebo Bar vai continuar a estar disponível para todos os que o usam nos seus sites e os trabalhos de desenvolvimento vão ser continuado. Irão ser apresentadas em breves novas funcionalidades neste serviço da Meebo.
A compra da Meebo pela Google começou já a mostrar as suas verdadeiras intenções e objectivos. Parece que o interesse e a escolha recaiu na Meebo Bar e que os outros serviços que eram prestados não são apelativos para a Google.