Pplware

Médico em Londres faz operação via Skype a paciente na Síria

As tecnologias podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Quer o cenário seja de um cirurgião a operar no cenário de guerra… quer num outro continente a operar via Skype e com recurso a dispositivos móveis.

Assim foi mais uma operação do cirurgião de guerra David Nott. Este, com o auxílio do Skype, conduziu a partir de Londres, uma complicada cirurgia de reconstrução da mandíbula de um paciente em estado grave na conflagrada cidade de Aleppo, na Síria.

Este cirurgião conhece bem a complicada zona de guerra síria, esteve a operar nos mais rudimentares hospitais improvisados na frente de batalha e conhece como poucos o sofrimento da população que padece de falta de meios no meio do caos instalado.

Mouhammad foi ferido gravemente pela explosão de uma bomba numa das regiões mais voláteis da guerra civil síria, que se arrasta há cinco anos.

Não estando no terreno mas com fortes ligações aos profissionais que ainda estão a lutar para salvar vidas no terreno, Nott usou o Skype para orientar os médicos que ele mesmo havia treinado anteriormente durante uma visita ao país, mas que nunca haviam realizado um procedimento semelhante por conta própria.

O médico em Londres utilizou o Skype para se ligar a um dispositivo móvel no outro lado do mundo e com ajuda das imagens que lhe iam chegando, o cirurgião recolhia informação e conduzia os seus colegas durante uma operação arriscada e com pouquíssimos recursos. Como podemos ver no vídeo, foi usado um smartphone e um pau de selfie para levar as imagens da Síria até Londres.

Tanto os médicos como os pacientes correm muito risco na Síria, porque os hospitais são alvos preferenciais (de ataques)”

Explicou numa entrevista à BBC David Nott.

Numa sangrenta guerra, já morreram no campo de batalha mais de 700 médicos, no norte da Síria, desde que começou o conflito em 2011.

BBC

Exit mobile version