Pplware

Chegaram os novos Mediatek Helio X23 e Helio X27

Um dos componentes mais importantes de um smartphone, actualmente, é o SoC que o acompanha, existindo soluções para todos os gostos disponibilizados por várias marcas.

Para atacar a recta final de 2016 e o início de 2017, a Mediatek apresentou duas novas soluções para a sua gama alta: O Mediatek Helio X23 e o Helio X27.

Na hora de escolher um smartphone, é importante olhar para o SoC que o acompanha. Embora hajam várias marcas, existem delas que se destacam e que geram bastante discussão entre os especialistas neste tipo de dispositivos.

Das várias hipóteses de mercado, os da Qualcomm são conhecidos por oferecem um bom desempenho aliado a uma boa política de libertação de sources para que a comunidade possa desenvolver as próprias ROMs e os da Samsung são também considerados dos melhores exemplos de potência e fidelidade. Logo de seguida surgem também os chips da Mediatek, que embora sejam considerados ligeiramente inferiores, conseguem oferecer um desempenho bastante satisfatório a um preço mais em conta.

Tendo começado por lançar o Mediatek Helio X20 no início do ano, a marca chinesa não ficou satisfeita com o seu desempenho final e lançou pouco depois o Mediatek Helio X25, uma actualização que pretendia reforçar a potência do seu SoC.

Quando já se esperava que a Mediatek apenas se focasse na nova gama Helio X30, a marca chinesa surpreendeu e apresentou dois novos modelos pertencentes à gama existente: o Mediatek Helio X23 e o Helio X27.

Estes dois novos processadores trazem ambos a arquitectura Mediatek Tri-Cluster™ Deca-core (2 processadores ARM® Cortex®-A72 e 8 ARM® Cortex®-A53 separados em dois conjuntos de 4 com clocks diferentes) com os núcleos ARM® Cortex®-A72 a operar a 2.6 GHz e 875MHz para a GPU ARM Mali. Estes novos SoC vêem ainda actualizado o algoritmo de agendamento  para o MediaTek CorePilot® 3.0 que oferece uma melhoria de 20% no processamento e uma melhoria significante na navegação web e no lançamento das aplicações.

Outro dos focos tidos em conta nestes novos SoC foi a optimização do suporte para as câmaras duplas devido ao melhorado processamento de sinal de imagem MediaTek Imagiq™, o primeiro ISP a integrar câmaras monocromáticas e RGB e a profundidade de campo num único ISP. Estes SoC oferecem assim melhorias na claridade de imagem, na saturação, controlo de exposição desempenho de moldura.

Este novo chip foi também projectado para reduzir o consumo de bateria, um dos grandes problemas dos SoC Mediatek, em 25% com o MiraVision™ EnergySmart Screen power-saving que promete gerir os parâmetros inteligentes do ecrã com base no conteúdo do ecrã e na luz ambiente, resultando também numa melhor experiência visual. Além disso, traz o Envelope Tracking Module que permite ajustar dinamicamente o output de voltagem com base na força do sinal proveniente do amplificador de corrente, permitindo uma poupança de 15% no consumo eléctrico durante o pico de saída.

A Mediatek anunciou ainda que irão sair muito proximamente novos smartphones com estes SoC que aguardamos ansiosamente para saber se estas afirmações são mesmo realidade e se a marca chinesa caminha a passos largos para o melhoramento dos seus chips com o aumento da eficiência de cada núcleo, assim como no consumo de bateria.

Fonte: Mediatek

Exit mobile version