Pplware

Marte – Faliu a empresa que prometia a viagem de ida para o planeta vermelho

O sonho de levar humanos para Marte tem conhecido vários protagonistas. Desde empresas que pretendem criar colónias no planeta vermelho, até empresas que querem transportar os humanos até lá. Há um pouco de tudo a fazer mexer a ideia que um dia chegaremos lá. Contudo, nem todos irão estar no dia da partida.

A Mars One Ventures, o braço com fins lucrativos da missão Mars One, foi declarada falida.


Mars One morreu sem conhecer Marte

A empresa que pretendia colocar a humanidade no planeta vermelho encontrou um fim infeliz, mas totalmente esperado. A Mars One Ventures, o braço com fins lucrativos da missão Mars One, foi declarada falida em janeiro. No entanto, a informação não foi denunciada. Agora, esta informação escondida foi revelada por um utilizador do Reddit que, de forma perspicaz encontrou uma listagem com esta informação.

A ideia de criar uma empresa deste género partiu do empresário holandês Bas Lansdorp. Anteriormente, Lansdorp havia fundado a empresa de energia verde Ampyx Power. Contudo, o objetivo do empresário era iniciar uma empresa que colonizasse um dos nossos planetas vizinhos mais próximos.

A Mars One foi dividida em dois empreendimentos, a Mars One Foundation, sem fins lucrativos, e a Mart One Ventures, com fins lucrativos.

A Ventures AG, sediada na Suíça, foi declarada falida pelo tribunal de Basileia no passado 15 de janeiro. No entanto, na época estava avaliada em quase 100 milhões de dólares. A Mars One Ventures PLC, filial registada no Reino Unido, é listada como uma empresa inativa com menos de 20 000 libras nas suas contas.

 

Quem é a Mars One Foundation?

Surpreendentemente, não há dados disponíveis sobre a Mars One Foundation. Pouco ou nada se sabe esta organização sem fins lucrativos que se financiou cobrando taxas de licenciamento de parceiros comerciais. Em várias entrevistas, Bas Lansdorp disse que a Fundação ainda está operacional, mas não poderá agir sem mais investimentos. Contudo, Lansdorp recusou-se a fazer mais comentários além de dizer que estava a trabalhar com outras partes “para encontrar uma solução”.

 

Teality show era a salvação do projeto de ir para Marte

Em vez de governos ou filantropia, Lansdorp acreditava que a TV forneceria fundos necessários para financiar os lançamentos. Assim, Mars One seria o pano de fundo para o reality show mais caro do mundo, enquanto os telespectadores do Earthbound observavam o processo de colonização. 

Como parte do projeto, a Mars One recrutou os potenciais colonos voluntários e fez documentários sobre eles. Posteriormente, estes shows foram então vendidos para compradores dispostos e emissoras que compraram no hype.

O último anúncio feito pela Mars One foi em julho de 2018, quando se gabou de um acordo de investimento com a Phoenix Enterprises.

 

Houve testes efetivos de “colonização”

A Phoenix prometeu financiar a companhia com até 12 milhões de euros ao longo do ano, o que na época valeu cerca de 14 milhões de dólares. Esse dinheiro seria usado para pagar à Mars One Foundation as suas taxas de licenciamento, listar novamente a Mars One Ventures na bolsa de valores de Frankfurt e continuar a seleção do colono. Isso, aparentemente, envolveu trazer “candidatos para todos juntos, num local deserto, testar as suas habilidades de equipa”.

Os objetivos ambiciosos da Mars One foram vistos como questionáveis, dada a economia do reality show em comparação com o custo de lançamento de um foguete. 

Os investigadores do MITplano de Lansdorp mataria rapidamente todos os colonos. É um ponto que Lansdorp refutou numa entrevista neste site em 2015.

Exit mobile version