O novo serviço da Google, o Google Plus, está a dar que falar. Graças ao excelente ScreenCast realizado pela Ana Narciso, tive oportunidade de perceber melhor como funciona esta nova “rede social”, por assim dizer, que vantagens traz para os utilizadores, bem como que género de informações serão mais facilmente partilháveis que noutras redes sociais, como por exemplo, no Facebook. No geral o Google+ cativou-me, e fiquei com muita vontade de experimentar.
No entanto quem já aderiu ao serviço não perdeu tempo, e colocou no topo de pessoas mais seguidas o grande rival da Google, Mark Zuckerberg.
O site de estatísticas do Google Plus, Google + Statistics, mostra-nos quais as personalidades mais seguidas e com mais amigos do novo serviço da Google. Curiosamente, as três caras mais importantes da própria Google,Larry Page, Sergey Brin e Vic Gundotra, encontram-se no 2º, 3º e 4º lugares, respectivamente. Nenhum dos três possui amigos na rede, mas enquanto que Page tem 30,271 seguidores, Brin é seguido por 23,426 pessoas, ao passo que e 19,693 seguem Gundotra. Mas estes números não chegam para destronar Mark Zuckerberg que se encontra no 1º lugar da tabela, com 44,871 seguidores interessados no CEO do Facebook, o maior rival da actualidade do Google+. ZuckerBerg é também o único das quatro personalidades com amigos, apresentado 69, por enquanto.
Para tentar perceber este fenómeno de popularidade do CEO do Facebook no Google +, o fundador do Google Statistics +, Boris Veldhuijzen van Zanten, indica que “Ele tem mais amigos no mundo, já fizeram um filme sobre ele, e ele é mais bonito que o Larry e que o Sergey.” Para além do mais, é do senso comum a ideia de que quem tem mais fama e é mais falado nos media, isso se revelará no número de seguidores.
Será mesmo assim, ou poderá o CEO do Facebook ter algo a ganhar com o Google+?