Pplware

Manuais escolares: Livrarias ponderam não aceitar vouchers

Com o ano letivo a começar oficialmente na próxima segunda-feira, a plataforma Mega dos manuais escolares continua com vários problemas e não há nenhuma indicação de uma solução. Muitos encarregados continuam a ver os seus processos “Em processamento” e a única solução é mesmo dirigirem-se ao Agrupamento para que lhes sejam entregues os respetivos voucher.

No entanto há agora outro problema pois algumas livrarias ponderam não aceitar vouchers! Saibam porquê!


A plataforma “MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos” está online desde o passado dia 1 de agosto, mas a forma de funcionamento tem levantado algumas questões/dúvidas e há quem ainda não tenha conseguido obter os ditos vouchers através desta plataforma. As aulas começam oficialmente na próxima segunda-feira, e há alunos que não terão certamente os manuais.

Livrarias ponderam não aceitar vouchers

De acordo com a TVI, o curto prazo em que têm de pagar os livros a pronto aos editores não é acompanhado pelo prazo com que são ressarcidos pelo estado, através das escolas. A situação tem levado mesmo alguns comerciantes a endividar-se, recorrendo a empréstimos para fazer face a toda a esta situação.

Neste cenário, são várias as livrarias que ponderam não aceitar vouchers pela “incerteza do reembolso (desses vouchers)”. As livrarias que não aderiram ao programa de vouchers revelam que perderam muito do seu negócio mas não correram o risco de se endividar. Do outro lado estão as livrarias que aderiram ao programa do Governo só que o investimento realizado ainda não foi recuperado.

Exit mobile version