Foi no dia 1 de agosto que o governo português passou a disponibilizar a plataforma “MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos”. Cerca de 500 mil alunos terão direito a manuais gratuitos já este ano e para isso terão de usar os vouchers que serão disponibilizados.
No entanto motivos burocráticos estão a atrasar a entrega dos livros e a obrigar as escolas a ligar para encarregados de educação.
Famílias, Escolas e Livreiros vão, a partir do mês de agosto, poder usar a plataforma “MEGA – Manuais Escolares GrAtuitos” para a aquisição (e disponibilização) dos livros que o Ministério da Educação disponibiliza gratuitamente a todos os cerca de 500 mil alunos, do 1.º ao 6.º anos, que frequentam estabelecimentos de ensino da rede pública.
Segundo o JN, desde o passado dia 1 de Agosto, as escolas portuguesas têm estado a contactar milhares de pais para confirmar o número de contribuinte na plataforma Mega, cuja inscrição é obrigatória para obter os vouchers dos livros gratuitos e para haver a dupla confirmação necessária dos números de contribuintes dos encarregados de educação.
As chamadas são tantas que há escolas, como o agrupamento Dr. Costa Matos em Gaia, onde a direcção escolar viu-se obrigada a contratar assistentes operacionais para ligar aos pais e para não sobrecarregar as secretárias que nesta altura estão ocupadas a tratar das transferências e das turmas, segundo conta Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamento e Escolas Públicas.