Pplware

Maker Faire – Entrevista a Alberto Valero da bq

Durante a estadia do Pplware na Lisbon Mini Maker Faire, o evento de inovação e criatividade que inundou o Pavilhão do Conhecimento com milhares de visitantes, estivemos à conversa com Alberto Valero, do Departamento de Inovação e Robótica da BQ.

A bq tem um departamento dedicado ao movimento DIY (do it yourself) e esteve presente na feira com a sua impressora 3D Prusa i3 e alguns kits de robótica que fizeram as delícias de quem por lá passava.

Trocámos algumas palavras com Alberto Valero, com o objectivo de perceber a importância do mundo maker para a bq e de que forma a empresa ajuda os “inventores” a concretizarem os seus projectos.

Deixamos aqui um pequeno vídeo da nossa conversa com Alberto Valero, do Departamento de Inovação e Robótica da bq e também defensor do movimento DIY. Pedimos desde já desculpa pelo ruído de fundo durante o vídeo, pelo que se aconselha a utilização de auscultadores com um bom volume. 🙂

Alberto Valero falou-nos da robótica (e dentro desta, a impressão 3D) como um modo divertido de aprender tecnologia, desde criança. Acredita que é uma forma de atrair as crianças que muitas vezes seguem áreas de humanidades pelo simples facto de recearem o mundo tecnológico. A bq tem realizado em Espanha muitos eventos junto de escolas, ensinando aos miúdos os primeiros passos neste mundo. Em Portugal também já ocorreram iniciativas deste tipo, mas através de outra empresa portuguesa, que utilizou o material da bq.

Este facto confirma-se pela quantidade de impressoras 3D que estavam presentes na Maker Faire e a quantidade ainda maior de crianças que olhavam, fascinadas com os brinquedos que de lá saíam. Para Valero, a impressão 3D é uma forma simples de tornar as ideias em realidade e considera por isso uma ferramenta muito útil para o movimento maker.

Um agradecimento especial à equipa da bq presente na 1ª edição da Lisbon Mini Maker Faire, pela disponibilidade em trocar connosco algumas palavras.


Homepage: BQ DIY

Exit mobile version