A constante procura da melhor interface de utilização tem levado a Google a alterar a cara dos seus serviços por diversas vezes. Ainda recentemente, e graças à introdução do Google Plus, houve uma alteração de imagem.
Agora, e por forma a optimizar ainda mais esta interface, a Google resolveu fazer mais uma alteração, removendo a barra negra do topo e arrumando todas as funcionalidades que aí tinha.
Esta alteração vem seis meses depois de a Google ter lançado uma outra alteração em alguns dos seus serviços, tais como a Pesquisa, Noticias, Mapas, Tradutor, Gmail e muitos outros.
Até agora a Google apresentava os links para os seus outros serviços no canto esquerdo da barra de topo que se encontrava nas suas páginas. Estava também aí, mas no lado oposto, o acesso às definições das contas, os alertas do Google Plus e o acesso às definições do serviço que estivesse a ser utilizado.
Mas agora tudo mudou e a Google resolveu apresentar mais uma mudança de imagem, que visa melhorar ainda mais a utilização dos seus serviços e ganhar ainda mais espaço para a apresentação da informação.
O desaparecimento desta barra leva a que o acesso aos links dos serviços esteja disponível num menu que pode ser acedido carregando no logótipo da Google.
Os restantes links que estavam disponíveis na barra negra passaram agora a estar arrumados após a caixa de pesquisa que a Google disponibiliza em todos os seus serviços.
Para saberem mais sobre as alterações que a Google está a aplicar nas interfaces dos seus serviços, podem consultar esta página de ajuda da Google.
O vídeo abaixo mostra, numa forma menos oficial e formal, o que a Google está a implementar com a esta nova interface.
Esta nova interface não está ainda disponível para todos, mas espera-se que a Google a disponibilize nos próximos dias. Se a pretendem testar, podem fazê-lo alterando um cookie que é recebido quando visitam a página da Google.
Acedam então à página da Google e abram a consola do vosso browser. No caso do Chrome acedem-lhe com a sequência de teclas Ctrl+Shift+J. No Firefox acedem-lhe com as teclas Ctrl+Shift+K. Depois copiem o código abaixo e colem nesse editor, seguido de um Enter.
document.cookie="PREF=ID=03fd476a699d6487:U=88e8716486ff1e5d:FF=0:LD=en:CR=2:TM=1322688084:LM=1322688085:S=McEsyvcXKMiVfGds; path=/; domain=.google.com";window.location.reload();
Se preferirem aceder a outro domínio que não .com, basta que alterem o código, no campo domain., colocando por exemplo google.pt
Este truque para já apenas funciona na página de pesquisa da Google, mas dentro de dias esta alteração será alargada a muitos mais utilizadores, até que todos a tenham disponível.