… no Facebook
Os Estados Unidos da América viveram momentos de muita euforia depois de, na passada sexta-feira dia 26, o Supremo Tribunal legalizar o casamento gay em todos os estados americanos.
O resto do Mundo não ficou indiferente e, como apoio à comunidade LGBT, já mais de 26 milhões de pessoas alteraram a sua fotografia do Facebook para uma com as cores do arco-íris.
Na passada sexta-feira, o Supremo Tribunal dos EUA declarou a legalização do casamento gay em todos os estados americanos. Esta decisão agradou à esmagadora maioria dos cidadãos americanos e a alegria contagiou-se um pouco por todo o Mundo.
Como seria de esperar, a euforia fez-se logo sentir pelas redes sociais, em especial no Facebook onde muitos utilizadores alteraram a sua fotografia de perfil por uma onde incluiram um arco-íris, como apoio à comunidade LGBT.
Contas feitas, são já mais de 26 milhões de pessoas que aderiram a esta iniciativa, recorrendo ao filtro do arco-íris do Facebook, cuja ferramenta foi lançada também na sexta-feira.
As fotografias já receberam mais de 500 milhões de gostos e comentários o que perfaz mais de 565 milhões de interacções. Este filtro, designado CelebratePride, foi desenhado por dois estagiários durante uma hackathon interna no Facebook, na semana passada. A sua popularidade foi tal que fez com que a ferramenta fosse disponibilizada publicamente.
A equipa trabalhou em conjunto ao longo de alguns dias para criar esta experiência para utilizadores em todo o mundo, antecipando o fim-de-semana Pride e a decisão SCOTUS nos EUA.
Desta forma, também já diversas figuras públicas o fizeram como forma de mostrarem o seu apoio.
Aqui ficam alguns exemplos:
- Arnold Schwarzenegger
- Elizabeth Banks
- Andy Cohen
- Leonardo Dicaprio
- Arianna Huffington
- E.L. James
- Anne Hathaway
- Russell Simmons
- Kamala Harris
- Dilma Rousseff
E algumas figuras públicas portuguesas também:
O que acham desta iniciativa? Também aderiram?