A Apple este ano pretende continuar em alta e a ditar tendências para o mercado tecnológico. No passado dia 24, a Apple deixou alguma alterações à sua linha de portáteis MacBook Pro e fez saber que o novo Mac OS Lion estava já nas mãos dos developers para ser testado e melhorado. Chega então a era do Lion.
É um marco importante o Mac OS X Lion, não só por ser um novo sistema operativo num ano onde se prevê forte competição ao nível do hardware, principalmente nos tablets e smartphones, mas porque a Apple volta a retirar a atenção de um segmento colocando-o noutro onde a concorrência não tem grandes trunfos.
De repente a atenção deixa de estar no iPad 2, no iPhone 5 e volta-se para o Mac OS X e para o novo paradigma dos sistemas operativo. As primeiras imagens chegaram ao mercado pela mão de alguns developers que já estão a usar o Mac OS X Lion.
Existe actualmente players que influênciam o mercado. Não só pela cultura tecnológica que arrastam há décadas para a computação mas pela excelência do serviço prestado. São vários esses players mas o que tem estado em alta é a Apple e depois do Mac OS X Leopard a Apple passou a constar no top dos sistema operativos que são simples de utilizar, abrangentes, completos e super robustos.
Mas isso é pouco para a Apple, alias temos visto que tudo é pouco para a Apple e tudo tem sido alvo de profundos estudos de evolução. O recente refresh na linha MacBook Pro mostrou que mais uma vez a Apple puxou pela tecnologia ao apresentar uma máquina de topo, com tecnologia de topo a preços mais baixos que os de anos passado. Sempre um passo além.
O Mac OS X Lion resultou desse passo à frente, dessa forma de encarar o mercado. Com o aparecimento do iPad, a Apple teve necessidade de desenvolver um sistema operativo simples, que interagisse com o toque de forma soberba. Estava assim criado o iOS. Como a filosofia do iOS estava sustentada na facilidade de movimento e profunda dedicação à arrumação do ambiente de trabalho, a Apple percebeu que esse era o caminho, principalmente porque sabe que as pessoas preferem um sistema operativo que se ajuste a elas mesmas do que terem de ser as pessoas a ajustarem-se ao sistema operativo. Esse principio basilar está a revolucionar o mercado e é esse o novo paradigma. Um Sistema Operativo que se ajusta ao utilizador.
Este novo SO traz um Finder completamente novo. Tem novos botões na barra de ferramentas e animações quando alteramos entre vistas. Nova barra lateral, novos botões de acção, resposta mais rápida a organizar os itens por tipo, automatismos também adicionados para aumentar o tipo de visualização deste itens e outras novidades ligadas ao posicionamento no ecrã.
Quem testou o novo SO refere que o novo Launchpad está incrivelmente rápido… mas há ainda muita coisa a melhorar, por isso é que esta versão Beta do Mac OS X está já nas mãos dos developers, para haver tempo antes da saída final agendada para o próximo verão. Existe nesta versão muitas novidades ligadas às contas da Internet, dentro das Preferências de Sistema que irá melhorar a gestão das contas de Mail, iCal, Livro de endereços e iChat.
Isso começa logo na…
Instalação
A instalação dos sistema operativos da Apple são mais simples que a dos restantes players do mercado. São mais rápidos de instalar e têm uma maior cobertura das opções necessárias. São alguns automatismos criados que agilizam a instalação. O novo Mac OS Lion está mais simples e tem menos passos intermédios permitindo uma rápida instalação.
Livro de Endereços
A estrutura não é nova, aliás é já utilizada no sistema operativo actual, mas passa a estar mais simplificada.
Novo Email
O Mail 5 também inclui o Conversations, uma forma nova e natural de ler e gerir email que agrupa automaticamente mensagens da mesma conversa — mesmo que o assunto mude. Basta clicar numa conversa na caixa de correio para revelar uma série de mensagens individuais por ordem cronológica. Depois pode arquivar ou eliminar facilmente toda uma conversa.
Calendário
Tem novos botões e uma aparência renovada. A funcionalidade é a mesma e ganha uma gestão mais simplificada, como a que existe o iOS.
…vista do Calendário por Meses.
…vista do Calendário por Anos.
Safari
Esta versão beta do Mac OS X Lion vem equipada com o Safari 5.1.
Novo forma de visualizar conteúdos…
AirDop
Com o AirDrop no Mac OS X Lion, pode enviar ficheiros a qualquer pessoa à sua volta — sem fios. O AirDrop não requer configuração ou definições especiais. Basta clicar no ícone do AirDrop na barra lateral do Finder e o Mac descobre automaticamente outras pessoas nas proximidades que estão a utilizar o AirDrop. Até vê fotografias de contacto das pessoas que já se encontrem na sua agenda. Para partilhar um ficheiro, basta arrastá-lo para o nome de alguém. Uma vez aceite, o ficheiro é transferido directamente para a pasta de downloads da pessoa. Depois de terminar a utilização do AirDrop, feche o Finder e o Mac deixa de ficar visível aos outros.
Pré-Visualização
…algumas opções que permitem alterar o comportamento da scrollbar.
Novos botões e janelas de opções…
Conta de utilizador online para gerir de forma centralizada o Mail, iCal e iChat:
Alternando entre o Safari em ecrã completo para o ambiente de trabalho…
…e do ambiente de trabalho para a e tela cheia e ambiente de trabalho e desktop para o Painel de Controlo… processo muito rápido.
Novo Editor de Texto
A nova casa das aplicações
O Launchpad permite o acesso instantâneo às apps — tal como acontece no iPad. Basta clicar no ícone Launchpad, na Dock. As janelas abertas desaparecem, e são substituídas por uma apresentação em ecrã inteiro de todas as apps no Mac. Deslize o dedo para ver várias páginas de apps. Organize-as como quiser, arrastando os ícones para diferentes localizações ou agrupando apps em pastas. Descarregou uma aplicação da App Store? A sua nova aplicação surge automaticamente no Launchpad.
Pastas
Agrupe as suas apps da forma que quiser utilizando pastas.
Por fim o renovado Spotlight…
Versions e Auto-Save
No Mac OS X 10.7 Lion, o sistema operativo encarrega-se de gravar automaticamente os seus documentos enquanto vai trabalhando neles. Assim, acabam-se as perdas de horas de trabalho com algum esquecimento ou erro que possa acontecer.
Outra feature do Lion é o Versions. Pode-se comparar o Versions ao Time Machine pois podemos aceder a várias versões do nossos documentos em que fomos trabalhando.
Resume
Normalmente, quando reiniciamos o Mac, fechamos todas as aplicações e documentos abertos. No Lion podemos fechar o sistema operativo e quando o iniciarmos novamente, as nossas aplicações e documentos abrem exactamente onde estavam.
Lion Server
No Mac OS X Lion, a versão normal e a server irão-se fundir numa só. Agora podemos criar o nosso servidor de forma fácil e simples, sem necessidade de outro sistema operativo diferente.
São estas as mais recentes promessas do novo Lion. Será um passo em frente nos sistema operativos e mostra uma inovação sem precedentes nesta área. Será que fará escola? Será este o novo método que irá atrair mais utilizadores à procura de inovação e facilidade de manuseamento do computador?
Vamos esperar com ansiedade pelo novo sistema operativo. Veremos o que a Apple traz de novo a este segmento.
Visto: MacStories