Já ouviu falar no LUS 222? A Câmara de Ponte de Sor (Portalegre) já investiu mais de 40 milhões de euros em infraestruturas no aeródromo municipal, espaço que acolhe 14 empresas, criando mais de 300 postos de trabalho.
Nesse espaço vai também ser produzido o LUS 222, o primeiro avião português. Conheça algumas características.
LUS 222: aeronave para 19 passageiros
O vice-presidente da Câmara de Ponte de Sor e responsável pela gestão do aeródromo, Rogério Alves, referiu recentemente à Lusa que a expansão que está em curso no Centro Empresarial, Aeronáutico e Aeroespacial do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, deverá criar “nos próximos dois anos mais 150 a 200 postos de trabalho”.
A expansão do Centro Empresarial, Aeronáutico e Aeroespacial do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é composto por dois hangares de dois mil metros quadrados, atribuídos a três empresas e um outro de oito mil metros quadrados atribuído à empresa portuguesa Aeromec. Esta expansão custou aos cofres da autarquia cerca de 12 milhões de euros.
O próximo passo prende-se com a instalação da fábrica que vai produzir o avião português LUS 222. A aeronave LUS 222 vai ter capacidade para 19 passageiros, dois mil quilos de carga e com dois mil quilómetros de alcance.
Parte da aeronave será construída em Ponte de Sor, sendo este projeto um consórcio gerido pela EEA Aircraft. No total, o cluster aeronáutico de Ponte de Sor é constituído por 14 empresas, entre as quais se encontra a sede dos meios aéreos da Proteção Civil.