Pplware

Location Cache Map – O Android regista a sua localização!

No passado dia 20 foi notícia que o sistema operativo móvel da Apple, o iOS, regista numa base de dados, com uma determinada periodicidade, todos os locais por onde esteve, recorrendo à rede móvel para determinar a sua localização. Tal só acontece se o sistema de localização estiver ligado. O problema foi encarado com alguma preocupação devido à quantidade de informação ser avultada (se o sistema de localização estiver permanentemente ligado) e também por essa informação passar para o iTunes, aquando da sincronização, sem estar devidamente camuflada por omissão.

Nos comentários desse artigo, pouco tempo depois de ter sido conhecida essa falha no iOS, foi sabido que no Android também acontece o mesmo, em iguais circunstâncias mas desta vez apenas é guardada informação assim que é estabelecida uma nova comunicação de dados e só é possível aceder a essa informação recorrendo a permissões de “root” no sistema.

Quer saber que localizações registou o seu Android?

Esta informação foi descoberta no Android e foi tornada pública inicialmente aqui. Consta de dois ficheiros, cache.cell e cache.wifi onde um regista a localização aproximada com base nas antenas da operadora e o outro regista a localização dos pontos de acesso recorrendo ao IP. Para aceder a tais ficheiros é necessário ter acesso “root”.

Após tomar posse desses ficheiros, é possível analisá-los com um programa, parse.py, que funciona da forma indicada no github. Se pretender visualizar no mapa os locais que foram registados é necessário criar os ficheiros no formato .gpx e pode recorrer a este site, bastando fazer drag&drop desses ficheiros.

O processo pode ser algo complicado, principalmente para quem não use linux ou não domine uma linha de comandos. Foi então que alguém lançou no Android Market a aplicação Location Cache Map que faz essa tarefa de forma automática e tem ainda funcionalidades adicionais relacionadas com a privacidade.

Location Cache Map

Esta aplicação foi lançada ontem e necessita de acesso “root” para funcionar correctamente. São disponibilizadas as seguintes opções:

Ao que se sabe, toda esta informação é usada unicamente para melhorar o desempenho do sistema operativo, quer seja no Android que no iOS.

Não entanto, não esqueçamos que no Android existe uma conta Google completamente moldada a este sistema. Acha que a Google poderá estar a apoderar-se deste tipo de informação?

 


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.1 +
Download:
Homepage: Location Cache Map

Exit mobile version