Pplware

Lista gigante com dados de polícias, políticos, militares e bancos

Poderemos estar diante da maior fuga de informação pessoal de que há memória em Portugal. Segundo informações que estão a ser veiculadas, foram expostos a público milhares de endereços de e-mails e as respetivas passwords de funcionários públicos, quadros de bancos, grandes empresas e clubes de futebol.

Estes dados estão a circular na Internet em duas gigantescas listas.


De acordo com uma investigação levada a cabo pela Sábado, andam a circular na Dark Web, uma parte da web que só pode ser acedida através de programas específicos, duas listas enormes com milhares de e-mails e passwords de pessoas com cargos importantes do setor público e do setor privado.

Segundo o Pplware conseguiu apurar, estes dados foram obtidos através de ataques a redes sociais e a outros sites em que é obrigatório um registo com e-mail e password. Entre as vítimas encontram-se também vários membros do governo dos ex-Primeiro Ministros Pedro Passos Coelho e José Sócrates e funcionários do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER).

Apesar de tudo, de acordo com a CEGER, os dados roubados não permitirão aceder à rede informática do Estado Português pois, mesmo que o e-mail do trabalho tenha sido utilizado para registo nas redes sociais, as passwords roubadas não cumprem os requisitos da plataforma.

Na área do futebol, pessoas ligadas aos 3 grandes clubes nacionais também não escaparam a este roubo de dados. O diretor jurídico da SAD do Benfica, Paulo Gonçalves é um dos afetados. Para além disso também é possível encontrar nas listas pessoas ligadas ao FC Porto e ao Sporting.

Sem dúvida, esta é, provavelmente, a maior fuga de informação pessoal de que há registo em Portugal. A Polícia Judiciária já decidiu abrir um inquérito para perceber tudo aquilo que está em jogo.

O Pplware já contactou a PJ e aguarda detalhes sobre este caso que estamos a acompanhar.

Exit mobile version