Pplware

Lisboa: Regras para a circulação e estacionamento de trotinetes elétricas

A mobilidade elétrica não é apenas ao nível dos carros elétricos. Este “novo” segmento está a crescer em várias áreas que vão desde os carros, aos barcos, às motos, às bicicletas e até, à nova moda, às trotinetes.

Com a quantidade de trotinetes a circular em Lisboa, a Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou esta terça-feira uma recomendação do CDS-PP para a criação de regras e boas práticas para as trotinetes elétricas na cidade.


Quem vive ou visita Lisboa percebe que a cidade está diferente, em vários aspetos. Ao nível dos transportes, além dos veículos tradicionais e dos Tuk Tuk, são muitas as pessoas que circulam de bicicleta e até de trotinete. Tendo em conta a quantidade de trotinetes elétricas que circulam na cidade, o CDS-PP propôs esta terça-feira a existência de regras e boas práticas para a circulação deste tipo de veículos.

Os dois primeiros pontos do documento foram aprovados por unanimidade, enquanto o terceiro foi aprovado com a abstenção de um deputado independente.

Segundo o jornal Publico, os eleitos do CDS-PP na AML querem que a Câmara de Lisboa “intervenha, através da Polícia Municipal, para ações de sensibilização e fiscalização sobre infrações e cumprimento das regras e legislação vigente”, já que, segundo a recomendação, “diversos relatos por toda a cidade descrevem que o estacionamento desordenado dos veículos causa perturbações na mobilidade dos peões, em especial cidadãos com dificuldades de visão ou com limitações físicas”.

De acordo com Miguel Gaspar do PS, em mais de 120 mil viagens realizadas nas trotinetes da empresa Lime apenas foram reportados dois acidentes.

Exit mobile version