Pplware

Lisboa: Capital mundial da inovação e empreendedorismo

Por Dr. Fernando Medina para o Pplware

A cidade de Lisboa, conhecida pela sua beleza natural, pelo seu vasto património e pela tradição de acolhimento tão patente no mosaico de povos e culturas que abarca e que a diferenciam das demais congéneres mundiais, assume-se agora também como uma das principais capitais mundial da inovação e do empreendedorismo.

Em 2016, Lisboa deu importantes passos no seu caminho de desenvolvimento, com uma estratégia pensada e planeada, assente na modernização da cidade mas também na valorização do seu património, procurando conjugar o melhor do seu passado histórico com as exigências de uma capital dinâmica e moderna do mundo actual.

Lisboa acolheu a primeira de três (esperemos cinco) edições da WebSummit. Foram quatro dias onde mais de 53 mil empreendedores, 7000 CEO’s, 15000 empresas, 2500 jornalistas e 2000 investidores de 166 países estiveram presentes na nossa cidade para a maior conferência de tecnologia da Europa.

Foi mais um passo significativo para o tecido empreendedor e inovador da cidade, assente numa estratégia que tem vindo a produzir resultados muito positivos para o desenvolvimento da capital.

A qualidade dos nossos recursos humanos e a facilidade na criação de empresas, sobretudo de base tecnológica, são alguns dos muitos factores que justificam a atractividade da nossa cidade e que são agora mais conhecidos a nível internacional. Refira-se ainda a melhoria significativa da qualidade de vida que tem sido comprovada pela revista Monocle ano após ano.

A renovação do espaço da antiga Manutenção Militar, no Beato, como um centro de empreendedorismo, inovação e criatividade é o próximo projecto em desenvolvimento para aumentar a atracção de Lisboa. Este será um dos maiores espaços na Europa destinado a startups e empresas de referência internacional, com o potencial para empregar entre 3000 a 5000 pessoas. Para já, está garantida a presença no espaço da própria equipa da WebSummit.

Em 2017, iremos continuar a trilhar este caminho de enorme importância para o futuro da cidade, quer a nível económico, quer a nível social, no sentido de construir as fundações e garantir condições para a solidificação e expansão do ecossistema empreendedor de Lisboa.

A segunda edição do WebSummit, que decorrerá no final deste ano, é mais uma oportunidade de excelência para reforçar os bons indicadores deixados na primeira edição, reforçando o posicionamento de Lisboa como uma cidade cada vez mais atractiva para criar negócios inovadores nas indústrias tecnológicas do século XXI.

Fernando Medina

Fernando Medina Maciel Almeida Correia é um economista e político português. É atualmente o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Exit mobile version