Pplware

Linux Ubuntu ou Chrome OS… quem vingará?

“Parabéns ao Google pela decisão de tornarem o seu Sistema Operativo Chrome num Sistema Operativo open source.” Está iniciada a parceria que colocará a Canonical, empresa por trás do Linux Ubuntu, no desenvolvimento do Google Chrome OS. As expectativas são elevadas para tornar o Chrome OS como o mais representativo sistema operativo open source. Mas… e o Ubuntu? Qual vingará?

Num mercado fortemente dominado pela Microsoft e com a Apple em franco crescimento, será viável o desenvolvimento de um sistema operativo concorrente do Google Chrome?

Ficam as palavras da Canonical anunciado a parceria que “hoje” começa!


Quando o Sistema Operativo Chrome, foi anunciado em Junho vimos esta novidade como um desenvolvimento positivo, trazendo ao consumidor uma nova opção de escolha. Nós consideramos o conceito open source de igual importância quer a nível da co-operação quer a nível da competitividade. O Google na altura anunciou de forma clara que estavam inclinados para o lançamento do Chrome de forma “open source”, e enquanto tivemos o prazer de acompanhar diversos elementos da equipa do Google aquando da Ubuntu Developer Summit, em Dallas, pudemos confirmar realmente a “abertura” do seu Sistema Operativo.

Para efeitos de transparência da noticia, devemos declarar que a Canonical está a contribuir para o Chrome, sob contracto. Numa das últimas reuniões, Sundar Pichai e Linus Upson, esclareceram que pretendem criar componentes e ferramentas baseadas na comunidade “open source” sem haver a necessidade de reinventa-las. Este novo rumo deverá dar um novo alento a inúmeros projectos existentes e fomentar o aparecimento de muitos mais.

Do lado dos cliente, poder-se-á colocar a questão acerca do posicionamento de ambos os Sistemas (Ubuntu e Chrome). No entanto, e embora ambos partilhem certos conceitos vitais, irão ser distintos e permitir uma experiência distinta. Ubuntu irá continuar a ser um Sistema Operativo vocacionado quer para aplicações web-based como para aplicação nativas, tal como o OpenOffice e não irá requerer qualquer Hardware adicional ou especial.

Chris Kenyon VP of OEM Services, Canonical

Caso pretendam usar o código fonte disponibilizado pela Google, usem o Ubuntu 9.10. O Google agradece!

Exit mobile version