Saiba como activar e usar
Os problemas de segurança, apesar de não serem normais, acontecem com alguma frequência nos serviços web que usamos. As causas podem ser diversas e, na maioria das vezes estão relacionadas com a utilização que damos a esses serviços e às passwords que usamos.
A forma mais simples e segura de aumentar os níveis de segurança destes serviços é a introdução de autenticações mais fortes, recorrendo a mecanismos de autenticação de dois factores.
O Linkedin foi o mais recente serviço web a disponibilizar aos seus utilizadores esta camada adicional de segurança.
Este mecanismo de segurança adicional vem permitir que a autenticação no Linkedin se deixe de fazer apenas com o recurso a um username e a uma password, passando a ser necessário que os utilizadores coloquem um código numérico que será enviado para os dispositivos móveis que indicarem.
Assim, e mesmo que a password seja comprometida, é ainda necessário que tenham acesso a este código, gerado na hora e enviado pelo próprio Linkedin.
Esta opção não está activa por omissão e deve por isso serem os utilizadores a colocarem-na a uso.
A forma de o fazerem é extremamente simples e requer apenas que acedam às definições de segurança da vossa conta.
Comecem então por aceder à vossa conta de Linkedin e, no menu que se abre ao colocarem o rato sobre o vosso nome (no canto superior direito), escolham a opção Settings.
Nessa zona de definições vão encontrar vários separadores, em baixo. Escolham o separador Account. Nas opções desse separador devem procurar a opção Manage security settings.
Nas definições de segurança devem agora procurar pela opção que activa a autenticação de dois factores. Está em baixo e deverá estar desactivada.
Carreguem então na opção Turn On para avançarem para a sua definição.
O primeiro passo que devem realizar é a definição do número de telefone para onde pretendem que sejam enviadas as mensagens com o código de acesso e autenticação.
Definam o país e o número de telefone que pretendem usar.
Após esta definição deverá ser enviado para esse mesmos número de telefone um SMS com o código associado à activação da autenticação de dois factores na vossa conta de Linkedin.
Coloquem o código que foi enviado para o vosso telefone para terminarem o processo de activação.
Após esta validação será mostrada uma mensagem de sucesso a indicar que a activação da autenticação de dois factores foi bem sucedida.
A partir deste momento e sempre que se autenticarem no Linkedin, para além do normal processo de autenticação com username/password, será também pedido o código numérico que vão receber no vosso telefone.
Esta pequena adição de segurança é o suficiente para que sejam aumentados os níveis de segurança no acesso ao Linkedin.
A maioria das empresas que disponibiliza serviços web está a apostar nestes sistemas para garantir que os dados dos utilizadores estão mais seguros, mesmo que estes percam os seus dados de acesso ou que estes sejam comprometidos.
Tal como muitas outras empresas, também o Linkedin resolveu aumentar os níveis de segurança com o recurso à autenticação de dois factores.
Activem este mecanismo e vejam a vossa conta de Linkedin tornar-se mais segura.