O Facebook é sem qualquer dúvida a maior rede social da Internet. Cresceu de forma exponencial e hoje é o centro da Internet para muita gente. Mas a rede social de Mark Zuckerberg não descansa e tem em mente um novo grupo de utilizadores.
O Lifestage é a nova rede social que criaram e está dedicada aos mais novos, neste caso, a todos os que tiverem menos de 21 anos.
A origem do Facebook é conhecida de quase toda a gente. Começou por ser uma rede social dentro de uma universidade e foi crescendo de escola em escola até ser o que é hoje. É precisamente esta a nova filosofia do Lifestage, a mais recente rede do Facebook.
O Lifestage assenta numa aplicação, que para já estará apenas disponível para iOS, e onde os seus utilizadores vão deixar todas as suas reacções e todos os seus sentimentos, mas de uma forma diferente do que estão habituados no Facebook.
Tudo, ou quase tudo, assenta nos vídeos desde a configuração, com a criação do perfil e definição do que gostam e não gostam, até à interacção entre os utilizadores. Desta forma garante ser mais real e mas sincera. É também a forma que o Facebook encontra para trazer os seus utilizadores para os vídeos e para a partilha dos mesmos.
O foco desta rede é mesmo os mais novos, com idade até aos 21 anos, centrando-se nas camadas mais novas dos utilizadores do Facebook. Está orientado por escola, sendo por isso necessário que, pelo menos, 20 utilizadores de um estabelecimento de ensino se registem para que possam começar a interagir entre eles.
O seu criador, o jovem de 19 anos Michael Sayman, descreve o Lifestage como o trazer de volta do ano de 2004 e o arranque do Facebook. Este seria o futuro da rede social nos dias de hoje, com todas as tecnologias disponíveis.
Mas a ligação do Lifestage ao Facebook está presente, com os utilizadores a terem uma zona onde podem indicar outros contactos, mais formais e associados à rede social, fora da esfera desta nova rede.
Estes novos caminhos do Facebook mostram que a maior rede social da Internet está atenta a todos os seus utilizadores e sabe focar-se no que lhes é importante, mantendo-os ligados e a fornecer conteúdos para o Facebook.
Lentamente o Lifestage deverá alargar-se e atingir um grau de sucesso elevado. As camadas mais jovens são ávidas consumidoras destas redes e da partilha que permitem e esta novidade foi criada com esta ideia em mente. Resta apenas que seja adoptada em massa, o que é quase garantido para um produto vindo do Facebook.