Pplware

Líder do sed e grep discorda de Stallman e abandona projectos

Paolo Bonzini, que desenvolveu durante 8 anos os populares utilitários sedgrep da GNU, publicou uma mensagem em fóruns anunciando o seu abandono destes projectos. As divergências com Richard Stallman (RMS), fundador da Free Software Foundation (FSF) são a principal razão para este abandono.

 

Bonzini anuncia nesta mensagem o abandono dos projectos sed e grep, assim como o Autoconf, Automake, Libtool, gnulib, libsigsegv e Bison.

Bonzini explica que, embora aprove totalmente a filosofia da FSF, algumas decisões da organização e do seu fundador, Richard Stallman, contribuíram para a sua saída. Bonzini aponta 3 principais razões:

  1. “A única forma de um projecto ser líder na sua área é ignorar qualquer recomendação da FSF”. Bonzoni dá como exemplo os standards de programação da GNU, que insistem em recomendar C em vez de C++, algo que considera “completamente obsoleto” e apenas porque “Richard Stallman acha o C++ feio”.
  2. “A GNU não faz quase nada pela FSF e a FSF não faz quase nada pela GNU”. Embora o software livre seja um êxito, a FSF não ajuda alguns projectos mais importantes da GNU, dando como exemplo o Gnash. “Quem quer desenvolver deve fazê-lo com o seu próprio dinheiro”, admite.
  3. O “rótulo” GNU já não é atraente: As lentas decisões em processos de desenvolvimento impedem que muitos projectos avancem como devem. “Fazer parte da GNU já não é uma garantia de liderança técnica”.
E desta forma, um chefe de projectos muito importantes como o sed e o grep, sai da GNU, claramente desapontado com o rumo da organização. Será hora da filosofia da FSF se actualizar?
Exit mobile version