A empresa sul-coreana LG Electronics Inc. é a segunda maior fabricante de televisores em todo o mundo, sendo apenas ultrapassada pela compatriota Samsung Electronics Co., Lda..
Sendo uma das maiores fabricantes de televisores a nível mundial, a empresa tem as suas fábricas em vários países asiáticos, como é o caso da Tailândia. Agora, para conseguir mão de obra mais barata, as fabricas tailandesas serão deslocadas para o Vietname.
Segundo Nipon Wongsaengarunsri, director de marketing da LG, a empresa irá terminar o fabrico de televisores na Tailândia, passando assim estes dispositivos a serem fabricados no Vietname. Sendo que com esta mudança, a empresa pretende ter uma base regional com novas máquinas para a produção de televisores semelhante ao que acontece com as fábricas da empresa na Coreia do Sul, o que irá facilitar toda a logística e irá aumentar a eficiência.
A LG considerou o Vietname como um país que vale a pena investir. Os salários são um factor… Mas o principal é garantir a qualidade do produto, assim como também toda a logística
Nipon Wongsaengarunsri, Director da Marketing da LG
Actualmente, a empresa produz cerca de 600 mil televisores por ano na Tailândia, onde cerca de 100 mil são para exportação, o gera um valor a rondar os 243 milhões de dólares, mas o facto de a maioria dos materiais utilizados serem originários da China tem causado alguns problemas de logística, pois estes materiais demoram semanas até chegar à fábrica. E esta foi uma das principais razões que levou a LG a mudar a sua fábrica para o Vietname, pois a rota da China até ao Vietname demora menos de uma semana. Estando mesmo a mudança anunciada para o mês de Maio ou Abril.
No que diz respeito aos seus funcionários. A empresa tem actualmente cerca de 2000 trabalhadores na Tailândia em diversos sectores. No sector dos televisores, a empresa tinha no país cerca de 200 funcionários, que segundo Nipon, têm o seu trabalho assegurado, pois serão colocados noutras operações na fábrica de Rayong, a 175 quilómetros de Bangkok. Nestas novas operações, estes 200 trabalhadores serão responsáveis por produzir máquinas de lavar e dispositivos de ar condicionado.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM