Pplware

LAPA – Projecto português ajuda-o a encontrar coisas

Tem ideia de quantas coisas se perdem por dia? E de quanto tempo se gasta a tentar encontrá-las? Sabia que só em Lisboa são perdidos 15.000 objectos por ano?

É nesse sentido que foi criado o projecto LAPA, uma plataforma social de perdidos e achados….com recurso a Lapas! Conheça todos os detalhes deste projecto, lendo a nossa entrevista a João Oliveira do Projecto LAPA.

Entrevista Pplware a João Oliveira do projecto Lapa

Pplware : Como surgiu a ideia para este projecto? Porquê o nome LAPA?

João Oliveira – Lapa Team: A ideia surgiu da necessidade básica das pessoas terem uma forma simples e eficiente de encontrar aquilo que perdem com a ajuda de toda a sua rede de contactos. Sofredores deste mesmo mal, quisemos criar uma solução que resolve-se eficazmente o problema utilizando as novas tecnologias – quem nunca pensou em dar um toque à sua carteira ou chaves perdidas!?

​Quanto ao nome LAPA, queríamos um nome orgânico e LAPA é a metáfora perfeita – um animal muito pequenino que se agarra às rochas da mesma forma que a LAPA se agarrará a todos os objectos perdidos.

Pplware : Quais os cenários onde este projecto poderá ser uma mais valia?

João Oliveira – Lapa Team:  Podemos colar ou pendurar a Lapa em qualquer objecto, animal ou criança que não queiramos perder. Pode procurar as suas coisas em privado, localizando-as através de um radar e “dando-lhe um toque”, ou pedir auxílio a toda a rede Lapa para as procurar por si. Melhor ainda, a Lapa pode alertá-lo sempre que sair do seu alcance se tiver activado o “Modo de Segurança”. Através da integração das suas redes sociais, a Lapa permite-lhe pedir ajuda de forma simples às centenas de contactos de confiança que tenha no Facebook ou e-mail, mesmo que ainda não sejam utilizadores da Lapa App. Em todo o caso, o controlo está sempre consigo: só você tem de saber onde estão as suas Lapas, a não ser que explicitamente as partilhe com alguém ou as reporte como perdidas.

Seguem alguns dos muitos cenários possíveis para as diferentes funcionalidades da Lapa:

Pplware : O dispositivo poderá ser personalizado com logótipos?

João Oliveira – Lapa Team: Teremos essa possibilidade em packs corporativos Lapa, onde poderemos customizar as Lapas com o logo/cor da empresa em questão.

Pplware :O Lapa não poderá ser considerado como mais uma forma de invasão da privacidade?

João Oliveira – Lapa Team: A Lapa garante que a privacidade dos seus objectos/animais/crianças estão sempre assegurados. Ninguém terá acesso aos seus pertences a não ser que explicitamente as partilhe com alguém ou as reporte como perdidas.

Pplware : É seguro partilhar a localização de um “bem” ,que tem o Lapa, pela comunidade, quando o damos como perdido?

João Oliveira – Lapa Team: Antes de mais convém lembrar que reportar um “bem” como perdido representa o último reduto, quando já perdemos a esperança de encontrar esse “bem” através das outras funcionalidades da Lapa, em colaboração com todos os nossos amigos. Em todo o caso, no momento em que alguém é convidado a encontrar o nosso “bem” e a devolvê-lo, o seu contacto pessoal é automaticamente partilhado com o dono do “bem”, e vice-versa, para que ambos possam estabelecer contacto e o “bem” possa ser devolvido ao seu dono.

Pplware : Actualmente o LAPA só funciona com Bluetooth 4.0. Há planos para que integre outras tecnologias (ex. Wireless)?

João Oliveira – Lapa Team: Não, pelo menos num curto/médio prazo​ pois o WiFi não permite manter o tamanho da Lapa em 27x5mm, para que possa ser discretamente acoplada a todos os nossos pertences, e uma autonomia de 1 ano com uma pequena pilha de relógio.

Veja no seguinte vídeo, uma pequena demonstração

Após algumas questões sobre este projecto e o Tile, deixamos aqui uma tabela que resume as caracteristicas e suporte de cada um.

O projecto LAPA consegui neste momento cerca de 35 mil dólares (cerca de 26 mil euros) na página de crowdfunding no Indiegogo, faltando  pouco mais de metade para alcançar os 75 mil dólares (cerca de 55 mil euros) para que o projecto arranque em definitivo. Os utilizadores podem colaborar, encomendando um Pack LAPA – ver preços aqui.

Em nome do Pplware, gostaria de agradecer publicamente ao João Oliveira do projecto Lapa, pela amabilidade em nos ceder esta entrevista.

Homepage: Projecto LAPA

Exit mobile version