Tem ideia de quantas coisas se perdem por dia? E de quanto tempo se gasta a tentar encontrá-las? Sabia que só em Lisboa são perdidos 15.000 objectos por ano?
É nesse sentido que foi criado o projecto LAPA, uma plataforma social de perdidos e achados….com recurso a Lapas! Conheça todos os detalhes deste projecto, lendo a nossa entrevista a João Oliveira do Projecto LAPA.
Entrevista Pplware a João Oliveira do projecto Lapa
Pplware : Como surgiu a ideia para este projecto? Porquê o nome LAPA?
João Oliveira – Lapa Team: A ideia surgiu da necessidade básica das pessoas terem uma forma simples e eficiente de encontrar aquilo que perdem com a ajuda de toda a sua rede de contactos. Sofredores deste mesmo mal, quisemos criar uma solução que resolve-se eficazmente o problema utilizando as novas tecnologias – quem nunca pensou em dar um toque à sua carteira ou chaves perdidas!?
Quanto ao nome LAPA, queríamos um nome orgânico e LAPA é a metáfora perfeita – um animal muito pequenino que se agarra às rochas da mesma forma que a LAPA se agarrará a todos os objectos perdidos.
Pplware : Quais os cenários onde este projecto poderá ser uma mais valia?
João Oliveira – Lapa Team: Podemos colar ou pendurar a Lapa em qualquer objecto, animal ou criança que não queiramos perder. Pode procurar as suas coisas em privado, localizando-as através de um radar e “dando-lhe um toque”, ou pedir auxílio a toda a rede Lapa para as procurar por si. Melhor ainda, a Lapa pode alertá-lo sempre que sair do seu alcance se tiver activado o “Modo de Segurança”. Através da integração das suas redes sociais, a Lapa permite-lhe pedir ajuda de forma simples às centenas de contactos de confiança que tenha no Facebook ou e-mail, mesmo que ainda não sejam utilizadores da Lapa App. Em todo o caso, o controlo está sempre consigo: só você tem de saber onde estão as suas Lapas, a não ser que explicitamente as partilhe com alguém ou as reporte como perdidas.
Seguem alguns dos muitos cenários possíveis para as diferentes funcionalidades da Lapa:
- 1) FAZ SCAN E APITA – Ideal para encontrar o comando da TV ou as chaves debaixo das almofadas do sofá. Basta seguir o radar no telemóvel para o guiar na direcção da sua Lapa e fazê-la apitar para que saiba a sua localização exacta.
- 2) MODO DE SEGURANÇA – Quer viajar tranquilo? Relaxe com o ‘Modo de Segurança’ da Lapa. A App vai alertá-lo automaticamente sempre que deixar a sua Lapa para trás (ou ela o deixar a si). É perfeito para colar nos seus filhos, no passaporte, malas de viagem ou qualquer outra coisa que não queira perder de vista.
- 3) LOCALIZA NO MAPA – Não consegue encontrar o seu animal de estimação? Procure-o no mapa e verifique a posição GPS do sitio onde foi visto pela ultima vez.
- 4) LOCALIZAÇÃO COMUNITÁRIA – Mesmo que a sua Lapa saia dos 30 a 50 metros de alcance, a sua localização será actualizada sempre que outro utilizador Lapa passe por ela através da ‘Localização Comunitária’. Esta funcionalidade funciona automaticamente no telemóvel de qualquer utilizador Android ou iOS sem que ninguém tenha de ser activo na procura das Lapas perdidas.
- 5) PARTILHA COM AMIGOS – Partilhe o acesso às suas Lapas com dois ou mais utilizadores da sua confiança para o ajudarem a controlar os mesmos objectos. É a ferramenta ideal para o seu animal de estimação, o seu carro ou as chaves. Se mesmo assim não conseguir encontrar o que precisa, a Lapa permite-lhe utilizar os seus contactos de Facebook e/ou e-mail num único clique, para que todos o possam ajudar a encontrar aquilo que perdeu, mesmo que ainda não tenham feito o download da Lapa App.
- 6) AJUDA PÚBLICA – Em qualquer momento, pode reportar a sua Lapa como perdida e utilizar esta funcionalidade para pedir ajuda publica, tornando o perfil da sua Lapa visível para a toda a comunidade. Qualquer utilizador Lapa que passe perto da sua Lapa será então convidado a pegar-lhe e a devolvê-la – e você será automaticamente notificado. Esta é a derradeira solução para voltar a ver as coisas que perdeu no aeroporto, no centro comercial, na universidade ou no metro – sítios onde a posição GPS é pouco fiável ou até impossível de conseguir.
Pplware : O dispositivo poderá ser personalizado com logótipos?
João Oliveira – Lapa Team: Teremos essa possibilidade em packs corporativos Lapa, onde poderemos customizar as Lapas com o logo/cor da empresa em questão.
Pplware :O Lapa não poderá ser considerado como mais uma forma de invasão da privacidade?
João Oliveira – Lapa Team: A Lapa garante que a privacidade dos seus objectos/animais/crianças estão sempre assegurados. Ninguém terá acesso aos seus pertences a não ser que explicitamente as partilhe com alguém ou as reporte como perdidas.
Pplware : É seguro partilhar a localização de um “bem” ,que tem o Lapa, pela comunidade, quando o damos como perdido?
João Oliveira – Lapa Team: Antes de mais convém lembrar que reportar um “bem” como perdido representa o último reduto, quando já perdemos a esperança de encontrar esse “bem” através das outras funcionalidades da Lapa, em colaboração com todos os nossos amigos. Em todo o caso, no momento em que alguém é convidado a encontrar o nosso “bem” e a devolvê-lo, o seu contacto pessoal é automaticamente partilhado com o dono do “bem”, e vice-versa, para que ambos possam estabelecer contacto e o “bem” possa ser devolvido ao seu dono.
Pplware : Actualmente o LAPA só funciona com Bluetooth 4.0. Há planos para que integre outras tecnologias (ex. Wireless)?
João Oliveira – Lapa Team: Não, pelo menos num curto/médio prazo pois o WiFi não permite manter o tamanho da Lapa em 27x5mm, para que possa ser discretamente acoplada a todos os nossos pertences, e uma autonomia de 1 ano com uma pequena pilha de relógio.
Veja no seguinte vídeo, uma pequena demonstração
O projecto LAPA consegui neste momento cerca de 35 mil dólares (cerca de 26 mil euros) na página de crowdfunding no Indiegogo, faltando pouco mais de metade para alcançar os 75 mil dólares (cerca de 55 mil euros) para que o projecto arranque em definitivo. Os utilizadores podem colaborar, encomendando um Pack LAPA – ver preços aqui.
Em nome do Pplware, gostaria de agradecer publicamente ao João Oliveira do projecto Lapa, pela amabilidade em nos ceder esta entrevista.