Pplware

Kit para assaltar multibancos à venda na Internet por 4000€

Por mais mecanismos de segurança que se implementem, em muitos cenários há sempre quem consiga furar todas as barreiras implementadas.

No que diz respeito aos multibancos, e de acordo com a informação que o Pplware teve acesso, há um Kit que permite aceder às caixas ATM e levantar dinheiro sem a necessidade de introduzir qualquer código.


As ATMs continuam a ser alvos bastante lucrativos para hackers que têm vários métodos para extrair o máximo do dinheiro. Além dos métodos fisicamente destrutivos, como ferramentas de corte de metal ou explosivos, há outras técnicas que recorrem a malware que lhes permitem manipular as máquinas.

Cutlet Maker, novo ATM-hacking kit

Custa cerca de 4000€ e de acordo com a descrição permite levantar dinheiro de uma caixa multibanco sem a necessidade de possuir qualquer código. De acordo com a investigação levada a cabo pela Kaspersky, a ferramenta consiste em três elementos:

Como tudo funciona?

Para conseguir executar este tipo de assalto, os assaltantes têm de ter acesso direto ao interior de ATMs de forma a aceder à porta USB que será utilizada para carregar o malware.

Depois é só mandar instalar o Cutlet Maker; uma vez que este é protegido por palavra-passe, o hacker terá de usar um programa c0decalc, instalado noutro dispositivo como um tablet ou um computador – esta é uma espécie de proteção “copyright” instalada pelos autores do Cutlet Maker de forma a prevenir outros hackers de o usarem gratuitamente. Após a criação do código, basta inseri-lo no interface do Cutler Maker para dar início ao processo de roubo do dinheiro.

[Press] Video of CUTLET MAKER ATM malware in action from Catalin Cimpanu on Vimeo.

O Cutlet Maker está à venda desde 27 de março de 2017 na Darkweb. O responsável pelo malware é ainda desconhecido. Em Portugal ainda não se registou nenhum caso mas a autoridades estão atentas.

Exit mobile version