Pplware

killjoy: O poderoso míssil russo com capacidades nucleares

Tal como temos vindo a acompanhar, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem revelado ao mundo tecnologia de ponta. Esta guerra híbrida, onde os drones e outras tecnologias têm feito a diferença, tem também revelado estratégias desajustadas, especialmente por parte da Rússia que tem um super arsenal.

Putin colocou recentemente o míssil nuclear ‘Killjoy’ na Bielorrússia. Este míssil pode atingir Londres em apenas nove minutos.


A revelação foi feita pelo Ministério da Defesa britânico, que apresentou uma imagem de satélite onde se pode ver um míssil russo, com capacidades nucleares. O míssil foi levado na última semana para o aeroporto de Machulishchi, na Bielorrússia.

O Killjoy é uma arma hipersónica que faz parte do arsenal de Putin desde 2018 e que tem a capacidade de atingir alvos a 2 mil quilómetros. Segundo o Ministério da Defesa britânico, este super poderoso míssil pode chegar a Londres em apenas nove minutos. O míssil  Killjoy tem a capacidade de transportar uma ogiva nuclear e ainda de levar mais de 500kg de explosivos.

Este míssil hipersónico consegue atingir uma velocidade máxima de 12 vezes a velocidade do som e é capaz de ser lançado do ar, o que o torna difícil de detetar ou travar em postura defensiva, até pelo sistema HIMARS (High Mobility Artillery Rocket System).

O chanceler alemão, Olaf Scholz, apelou recentemente à Rússia para descartar com clareza o uso de armas atómicas na guerra na Ucrânia. Já na sexta-feira, durante uma visita à China, Scholz havia advertido para o perigo de uma escalada nuclear.

Exit mobile version