Pplware

Kernel do Google Glass foi disponibilizado para todos pela Google

E já existe Root para o Google Glass!

A Google tem o salutar hábito de disponibilizar para a comunidade as fontes de código da maioria das aplicações que desenvolve. Desta forma a comunidade de programadores consegue contribuir e ajudar a própria Google a resolver problemas e até a criar novas funcionalidades.

Tal como o fez antes, também para o Google Glass resolveu tornar público parte do seu código e lançou agora o Kernel do sistema operativo deste equipamento em GPL.

O Google Glass promete muito mais do que o simples acesso à Internet ou à rede social da Google. É uma experiência totalmente nova de integração e imersão que não deixará qualquer utilizador indiferente.

É também o primeiro passo para uma nova linha de equipamentos que nos vão permitir estar integrados com tudo o que se passa à volta das nossas redes sociais, email e outras formas de contacto.

Com a disponibilização pública do Kernel do Google Glass todos os podem explorar ainda mais este equipamento e saber o que ele irá trazer podem fazê-lo.

Este código está disponível para download e será actualizado sempre que novas versões ou actualizações forem criadas.

Alguns programadores estiveram já a analisar o código fonte do Kernel conseguiram perceber que a conectividade NFC irá ser disponibilizada e poderá ser usada.

Mas no mesmo dia em que o Kernel foi disponibilizado também foi anunciado que já é possível aplicar Root a este equipamento.

Depois de ter sido descoberto que existe um modo de debug os passos seguidos até se conseguir o Root fora simples. Quem fez esta descoberta foi Liam McLoughlin.

Para contornarem os mecanismos de segurança da Google foi usada um exploit bem conhecido do Android 4.0.4, o que mostra que estes dois sistemas operativos partilham muitas componentes.

Mas depressa a Google veio a público explicar que esta “falha” foi propositadamente deixada para que todos possam explorar o Google Glass. Stephen Lau deixou uma mensagem no seu Google Plus a explicar esta situação.

Not to bring anybody down… but seriously… we intentionally left the device unlocked so you guys could hack it and do crazy fun shit with it. I mean, FFS, you paid $1500 for it… go to town on it. Show me something cool.

Agora que o Google Glass começa a chegar e começa a estar disponível a mais pessoas, vão com certeza começar a surgir novas aplicações e novas funcionalidades.

O seu amadurecimento irá dar à Google a experiência que necessita para tornar este equipamento único mais adaptado às reais necessidades dos seus utilizadores e também a massa critica necessária para divulgarem novas funcionalidades.


Download: Glass Kernel Source for build xrr02
Homepage: Google Glass Kernel

Exit mobile version