Pplware

KDE 4.3 “Caizen” Lançado

O projecto KDE continua o desenvolvimento rumo a novos padrões de beleza e usabilidade. O popular ambiente gráfico para sistemas baseados em Unix, teve nas suas versões iniciais alguns pequenos bugs e pormenores pouco limados, que impediram uma utilização mais abrangente da comunidade de utilizadores simpatizantes pelo software livre. Com a introdução da versão 4.3, com nome de código Caizen, todos esses problemas parecem ser águas passadas.

Embora não reduzindo a versão do KDE 4.3 apenas ao factor estabilidade, é uma característica que em cada versão que passa é alvo de especial cuidado pela comunidade por detrás deste popular ambiente gráfico. Nesta versão foram foram corrigidos mais que 10.000 bugs, com o bónus de a versão 4.3 ter implementado cerca de 2000 novas funcionalidades pedidas pelos utilizadores, tudo isto num período de tempo record de 6 meses.

Vejamos de seguida algumas das principais novidades

MELHORIA DE USABILIDADE E VELOCIDADE NA ÁREA DE TRABALHO

A novidade mais notória, nomeadamente para quem não utilizou intensivamente as versões anteriores do KDE 4, é a inclusão de um novo tema que será o tema por omissão recomendado. O Air é mais uma criação de elevado bom gosto e sofisticação do nosso compatriota Nuno Pinheiro.

É impossível ficar indiferente ao ar mais leve do Air e especialmente a predominância de um efeito de “Glass” (vidro) que não contrasta tanto com o tema metalizado usado nas janelas (ao contrário do tema anterior que era preto).

A infraestrutura gráfica “Plasma” do KDE tem melhorias significativas ao nível de velocidade. As actividades podem agora estar associadas a múltiplas áreas de trabalho virtuais, permitindo aos utilizadores ter diferentes widgets em cada uma delas.

O plasma melhorou ainda o seu sistema de gestão de processos e notificações. Os processos em execução são agora por defeito agrupados num único processo na barra de tarefas, de modo a impedir “popups” originários de muitiplas caixas de diálogo.

Nesta nova versão poderá você próprio configurar atalhos do teclado para invocação rápida de funcionalidades do KDE, de modo a facilitar mais a sua navegação. E por falar em facilitar a sua navegação, poderá enriquecê-la com a introdução de novos Widgets. Um exemplo de um widget bastante útil é o “Translatoid” que traduz directamente as suas palavras chaves no Google Translate. Outros novos widgets permitem ainda conferir-lhe uma maior integração com redes sociais, tal como pode observar na figura seguinte:

O gestor de ficheiros Dolphin é alvo de pequenas melhorias. Esta popular aplicação para interacção com os seus ficheiros, mostra agora uma pequena “preview” dos ficheiros dentro de uma pasta, bem como gera “thumbnails” de vídeos de modo a que facilmente possa identificar a sua colecção de clips. O lixo (ou reciclagem se preferir) pode agora ser configurado na opção “settings” do Dolphin.

O menu de contexto (sempre que clica com o botão direito do rato sobre um item) é agora configurável. O caminho network:/location quando introduzido na barra de endereços do dolphin, permite-lhe mostrar outros computadores e serviços disponíveis na rede local.

Foram refinadas as ferramentas da área de trabalho, de modo a tornar mais fácil usar o KDE para interagir com o Computador. Foram ainda introduzidos novos efeitos no gestor de janelas KWin, o efeito “Sheet” e “Slide Back” são os que merecem destaque. As optimizações ao nível de maior rapidez no alternar de janelas juntamente com uma integração total com os temas plasma faz do KWin um elemento essencial na gestão das janelas conferindo-lhes uma maior usabilidade.

O Klipper (ferramenta que guarda o histórico do conteúdo copiado para clipboard), consegue agora ter um comportamento inteligente adaptando-se ao contexto inserido. Por exemplo esta pequena aplicação determina um conjunto de aplicações que conseguem lidar com o objecto copiado para clipboard e permite ao utilizador lançá-las num instante.

APLICAÇÕES DÃO UM PASSO EM FRENTE

KDE Utilities:

KDE Games:

KDE Personal Information Management

Este pacote de aplicações viu bastantes melhorias em áreas como velocidade e estabilidade.

VÍDEO DEMONSTRATIVO

No seguinte vídeo poderá visualizar algumas das principais novidades referidas anteriormente:

RESUMINDO E CONCLUINDO

Dois conceitos marcam a versão 4.3 do KDE correcções e velocidade. Claro que há mais novidades além das que referimos, apenas retemos aqui as principais. Pensamos que esta versão poderá marcar o início de um KDE mais usável e livre de algumas falhas que no início impediram que alguns utilizadores da versão 3.x do KDE iniciassem a sua migração.

Caso se revele todo o potencial do KDE 4.3, penso que este será o número mágico que fará alguns utilizadores de outros ambientes gráficos migrar para este ambiente gráfico e dará um especial incentivo à comunidade GNOME que é alvo especial de atenção de distribuições como o Ubuntu, Mint e Fedora, a evoluir para a tão desejada versão 3.0. Existem já alguns sinais de maior adopção do KDE, mais concretamente rumores que a próxima versão do OpenSuse da Novell poderá mesmo adoptar a versão 4.3 como ambiente gráfico por omissão.

Toda esta rivalidade entre KDE e GNOME é saudável para o utilizador, isto porque ambas as comunidades não poupam em esforços no que se refere a experimentar e tentar inovar em novos paradigmas de navegação. Acreditamos que o KDE está cada vez melhor e mais sofisticado não ficando atrás de qualquer interface com o utilizador, quando comparado com outros ambientes gráficos sejam eles software livre ou proprietários.

Caso deseje usar esta nova versão pode descarregar e fazer o “build” manual independentemente de que distribuição usa (apenas recomendável a utilizadores avançados) ou em alternativa seguir as instruções que deixamos nos links para as principais distribuições de Linux.


Licença: LGPL Download Live CD [baseado em OpenSuse] KDE 4.3 [641.00MB] Download Directo: [Source] KDE 4.3 [667.00MB] Instruções Kubuntu: Kubuntu.org Instruções OpenSuse: OpenSuse.org Instruções Fedora: Fedora.org Homepage: KDE

Exit mobile version