Soluções para proteger o mais importante
À semelhança de anos anteriores, o Pplware esteve presente no evento da Kaspersky Lab, em Madrid, onde pudemos conhecer de perto a apresentaação das novas versões das soluções 2016 de antivírus e proteção da Kaspersky, nomeadamente para multi-dispositivos.
A empresa russa mostrou, mais uma vez, estar à frente neste seguemento, o que pode ser constatado nas funcionalidades desta nova versão do Kaspersky Internet Security MD e Kaspersky Total Security MD para 2016.
O evento aconteceu em Madrid, no cinema “La Chocita del Loro” e contou cum um conjunto de actuações bastante interessantes. Foram 3 cenas em que cada uma representava uma determinada época: os anos 60/70, os anos 80/90 e a actualidade. Estas 3 cenas eram compostas por objectos e tecnologias existentes durante a época em questão, o que nos permitiu ver e recordar, de forma bastante lúdica e animada, a forma como se vivia em alturas em que a tecnologia era uma novidade e escassa em muitas casas.
Neste evento tivemos ainda a oportunidade de conhecer melhor o trabalho do actor comediante Joaquín Reyes que interveio entre apresentações e animou (bastante!) a sala.
Novas versões Kaspersky para 2016
Este foi então o cenário que a Kaspersky Lab preparou para a apresentação das suas novas soluções de segurança para 2016, nomeadamente para multi-dispositivo.
A apresentação iniciou com a introdução de Alejandro Quero, Marketing Manager B2C da Kaspersky Lab Iberia.
Vicente Díaz, analista de segurança da empresa, fez uma introdução ao tema dos hackers, perigos, ataques e vítimas onde recordou alguns ícones maliciosos como o vírus Phantom 1.
Segundo Díaz os vírus são, actualmente, elaborados de uma forma muito mais sofisticada, comparando com épocas anteriores. Existe mais espionagem e muitas pessoas nem sequer dão conta de que têm vírus nas suas máquinas. Isto porque os vírus já não se mostram, dando sinais da sua existência, sendo agora mais silenciosos e mais perigosos.
Espanha tem sido um dos países mais afectados, sobretudo no âmbito da ciberespionagem e ciberdelinquência organizada.
Cada vez há também mais dispositivos e as pessoas procuram soluções que os abrangam na totalidade pois, muitas vezes, a não infecção não depende apenas do cuidado de cada um tem pois cada vez mais temos contas e dados alojados em serviços de terceiros como cloud, redes sociais, email, etc. e, dessa forma, a não infecção também depende da segurança e protecção que cada um desses serviços oferece.
De seguida, Pedro García-Villacañas, Director Técnico da Kaspersky Iberia, abordou mais especificamente as soluções Kaspersky, mostrandon os 3 motivos essenciais para se escolherem os produtos da empresa russa na hora de proteger os nossos equipamentos.
- Estas soluções de segurança têm tecnologias de protecção exclusivas que a concorrência não pensa em incluir.
- O KIS 2016 prevê um maior número de ameaças, protegendo e reduzindo significativamente o seu impacto.
- Os produtos demonstram níveis muito mais altos de protecção antimalware, em testes e provas independentes.
Kaspersky Internet Security Multi-Device 2016 e Kaspersky Total Security Multi-Device 2016
Foram assim apresentadas estas duas novas soluções para 2016, destinadas a utilizadores domésticos desenvolvidas especialmente para a protecção do que mais importa aos utilizadores: a sua privacidade, os seus dados, a sua identidade, o seu dinheiro e o próprio dispositivo.
As novas soluções incluem tecnologias actualizadas para garantir que os utilizadores estão protegidos façam o que fizerem com os seus dispositivos online, independentemente do sistema operativo que escolham: Windows, OS X ou Android.
Nestas novas edições foram ainda adicionadas novas aplicações com o objectivo de proteger a vida privada dos utilizadores.
Os estudos da Kaspersky indicam que o número de utilizadores europeus preocupados com a sua privacidade online aumentou desde o ano passado:
- 68% dos utilizadores temem que alguém consiga aceder aos seus ficheiros pessoais, contra os 61% do ano anterior
- 60% preocupam-se com as aplicações que possam recolher informação sobre eles sem que se apercebam
- 45% não confia na sua webcam, conscientes de que as câmaras se utilizam frequentemente para espiar os proprietários dos dispositivos
O Controlo Parental, Pagamento Seguro, Protecção da Webcam, Assistente de Limpeza de Elementos Privados ou Navegação Privada e Controlo de Alterações são algumas das aplicações das novas versões.
O Controlo Parental, Pagamento Seguro, Protecção da Webcam, Assistente de Limpeza de Elementos Privados ou Navegação Privada e Controlo de Alterações são algumas das aplicações das novas versões.
Por exemplo, o Controlo de Alterações detecta qualquer processo que tente introduzir alguma modificação, informa o utilizador sobre essa tentativa e pede-lhe permissão expressa para o autorizar ou bloquear.
O Assistente de Limpeza de Elementos Privados é uma ferramenta actualizada para salvaguardar a privacidade, podendo ser usada, por exemplo, para eliminar completamente o rasto de actividade dos utilizadores de um equipamento com Windows.
A função Protecção da Webcam evita captura de imagens, notifica os utilizadores quando se acede a ela e oferece a opção de bloquear todos os acessos à câmara.
A nível das transacções bancárias, os antivírus da Kaspersky Lab para Mac e PC usam uma ferramenta exclusiva: Pagamento Seguro, uma tecnologia que comprova se uma loja ou um serviço de pagamento online são seguros e não se trata de uma página de phishing. Depois de realizado o teste, a ferramenta abre a página web em modo seguro.
Segundo Alfonso Ramírez, director geral da Kaspersky Lab Iberia:
Seja no mundo real ou no virtual, a intimidade pessoal é um direito de todos. Na Kaspersky Lab fazemos tudo o que é possível para proteger o que mais importa aos utilizadores contra os cibercriminosos. O primeiro passo para combater as ciberameaças cada vez mais complexas é oferecer aos utilizadores o conhecimento e as ferramentas adequadas para garantir que podem explorar o mundo digital de forma segura. Para evitar ser vítima das ciberameaças, os utilizadores também devem fazer um uso da Internet seguro, protegendo todos os dispositivos e as contas com passwords seguras, evitando os downloads de fontes não confiáveis e executando revisões regulares para detectar as ciberameaças.
Outro dado extremamente importante concluido no estudo da empresa, refere-se aos mais novos, indicando que 17,3% das crianças enfrentam algum tipo de ciberameaça, o que, além de outras consequências nefastas, ainda resulta numa perda financeira e de informação pessoal dos adultos em 14% dos casos.
Assim, as soluções de segurança da Kaspersky Lab contam com o Controlo Parental, tanto nas versões PC como Mac, que permite aos utilizadores gerirem os downloads de aplicações dos seus filhos, impedir-lhes o acesso a conteúdos web e jogos inapropriados e impede que revelem informação pessoal.
O Pplware agradece a oportunidade de estarmos presentes no evento.