Por norma as redes sociais são um espaço de total liberdade e de ampla visibilidade e por isso tudo o que se por lá escreve ou se publica acaba por ser visto. No entanto, como em tudo, há quem use este tipo de ferramentas para o bem mas também para o mal.
Recentemente foram condenados dois jovens por colocarem “posts” no Facebook sobre ataques terroristas.
Tudo aconteceu em França onde um tribunal de menores em Paris decidiu condenar esta quinta-feira dois jovens (um do sexo masculino e outro do feminino) por troca de mensagens sobre ataques terroristas e pela publicação de alguns conteúdos neste âmbito.
De acordo com as informações, um dos jovens foi condenado a três anos de prisão efetiva e o outro a cinco anos com pena suspensa por 18 meses.
Além destes jovens, havia ainda outros dois suspeitos mas a polícia não detetou qualquer prova material que pudesse comprovar as ameaças.
Segundo uma fonte próxima, a rapariga agora condenada tinha também intenção de viajar para zona de combate na Síria e sabe-se que até chegou a trocar algumas informações.
A polícia que investigou esta situação suspeitaram que os jovens, a rapariga com 15 anos e o rapaz com 17 anos na altura dos factos, estariam a planear um ataque a uma sala de concertos de música em Paris, realizando atentados semelhantes aos de 13 de novembro de 2015.
Via Europe1