O mundo digital tem destas coisas! Basta uma fotografia para se conseguir fazer o mais diverso tipo de montagens. Recentemente, um jornal do Dubai utilizou uma imagem do ex-primeiro-ministro José Sócrates.
O objetivo era ilustrar uma informação sobre as emissões de gases dos serviços digitais, como a Uber.
Sócrates: O “Tony” da Uber…
O artigo foi publicado na segunda-feira, pelo Gulf News, onde aparece um gráfico relativo à pegada de emissões de gases da Uber. Curiosamente a fotografia usada para motorista da Uber corresponde à imagem de José Sócrates. “Tony” foi o nome fictício dado ao motorista que aparece no artigo.
“Bem-vindo Tony, clique para começar a aceitar viagens”. É esta a frase que se encontra junto à fotografia de José Sócrates. O artigo em causa faz saber que cada viagem é responsável por mais 69% de gases de efeito de estufa do que o transporte que substituem. O artigo é um alerta para este aumento das emissões carbónicas que está associado aos serviços digitais de transporte de passageiros.
O artigo com a imagem de José Sócrates foi publicado na passada segunda-feira, e apesar de já ter sido notícia a imagem ainda se mantém.
A Uber chegou a Portugal em julho de 2014 e está presente em todo o país. Nas cidades portuguesas, a Uber disponibiliza opções de viagem como o UberX, a solução mais económica, o Uber Green a primeira opção de viagem on-demand 100% elétrica do mundo, o UberBLACK, o segmento topo de gama disponível exclusivamente em Lisboa, o UberXL para 6 utilizadores disponível no Porto, Lisboa e Algarve, ou o Uber Comfort.
Hoje, a Uber liga utilizadores a condutores em mais de 10.000 cidades de mais de 900 áreas metropolitanas e 80 países de todo o mundo.