Pplware

José Cid: Críticas no Facebook levam a cancelamento de actuação

Volta e meia são ressuscitadas, nas redes sociais, notícias com algum tempo e que promovem reacções diversas. Decerto tem alguém na sua rede de amigos que já partilhou conteúdos de anos anteriores, sem ter o cuidado de ver se é ou não uma notícia actual.

Durante o dia de ontem foi partilhada uma entrevista que Nuno Markl fez a José Cid, há cerca de 6 anos atrás, no canal Q, onde o cantor fala acerca da música e pessoas transmontanas que, rapidamente, originou um rol de críticas que levaram mesmo ao cancelamento da actuação de Cid em Alfândega da Fé, no dia 11 de Junho.

Trata-se de uma entrevista que José Cid deu ao canal Q, há cerca de 6 anos, conduzida por Nuno Markl em que o artista tece alguns comentários acerca de Trás-os-Montes e acerca dos transmontanos.

 

Apesar de já não ser recente nem actual, a entrevista foi “ressuscitada” nas redes sociais e criou reacções bastante negativas em relação ao cantor, bem como ao entrevistador, Nuno Markl.

Vejam aqui o vídeo da entrevista:

O facto é que as críticas fizeram mesmo com que Nuno Markl esclarecesse a situação na sua página do Facebook:

Numa outra nota de esclarecimento, Markl coloca mesmo a hipótese de encerrar a sua página do Facebook:

Actuação em Alfândega da Fé foi cancelada

Devido às críticas e ao impacto que a reposição da entrevista teve, a autarca do município de Alfândega da Fé, Berta Nunes, optou por cancelar o concerto agendado para dia 11 de Junho, na Festa da Cereja. Berta Nunes afirma ao Diário de Trás-os-Montes:

Claro que vamos cancelar a vinda dele e vamos substituí-lo por outro. É evidente que temos de repudiar essas afirmações.

A partir do momento que temos conhecimento do que ele disse, não podemos de forma nenhuma ser coniventes e aceitar que ele viesse à Festa da Cereja porque enquanto ele não fizer um bom pedido de desculpas ele irá ser sempre uma persona non grata aqui em Trás-os-Montes. […] e nem sei se o pedido de desculpas irá resolver o assunto.

As imagens de revolta não demoraram a surgir nas redes sociais, sobretudo no Facebook:

Entrevista provoca várias reacções negativas

Um pouco por todos os transmontanos, entre outras pessoas, a entrevista de José Cid provocou reacções negativas.

Uma delas veio mesmo da página do Facebook do Município de Bragança:

Várias páginas já foram criadas com ódio e repulsa pelo cantor, como esta que conta já com quase 3.500 seguidores:

E, no geral, as pessoas vão partilhando o seu descontentamento pelo Facebook através de insultos, declarações de ódio ou imagens depreciativas como esta:

Depois desta polémica, resta-nos reflectir sobre o poder e impacto que as redes sociais, neste caso o Facebook, têm na vida, quer pessoal quer profissional, das pessoas.

Qual a vossa opinião acerca deste assunto?

Exit mobile version