Pplware

Jiuzhang: O computador quântico chinês mais poderoso do mundo

O computador quântico, tal como a mecânica quântica há cerca de um século, tem a capacidade para mudar completamente a ciência da computação. Os avanços estão a ser feitos rapidamente, sendo que a Google estava até agora na linha da frente neste segmento.

No entanto, a China diz ter criado um computador quântico mil milhões de vezes mais rápido que o da Google. Vamos conhecer o Jiuzhang.


O termo ‘quântico’ está muitas vezes associado a teorias alternativas e que não seguem propriamente o método científico. No entanto, a mecânica quântica foi uma descoberta que mudou completamente o paradigma e a realidade da Física. Ainda hoje em dia são vários os cientistas que estudam esta temática, em todo o mundo!

A computação quântica deriva das descobertas da mecânica quântica e esta promete igualmente mudar os computadores. As possibilidades são quase infinitas e há já várias empresas – para além das universidades e centros de investigação – a investigar esta nova tecnologia.

Jiuzhang – o computador quântico mil milhões de vezes mais rápido que o da Google

A Google estava na linha da frente, mas uma empresa chinesa diz ter criado um computador revolucionário, com base em partículas de luz, que consegue fazer, em menos de três minutos, cálculos considerados impossíveis para um computador normal.

Batizado de Jiuzhang, em referência a um antigo texto matemático chinês, este novo computador é atualmente o computador quântico mais poderoso do mundo. O cientista de computação teórica Scott Aaronson, da Universidade do Texas, em Austin, nos EUA, em declarações à revista “Science” referiu que…

Esta é a primeira confirmação independente da alegação daGooglede que é possível atingir a supremacia quântica. 

A gigante dos motores de pesquisa conseguiu resolver um problema extraordinário recorrendo ao seu computador quântico, o Sycamore. O mais surpreendente é que este problema era impossível de resolver num computador binário normal. De relembrar que a operação foi feita em apenas 3 minutos e 2 segundos. Para efeitos de comparação, o computador clássico mais avançado do momento – denominado Summit – demoraria 10.000 anos para alcançar tal feito.

Agora, segundo a empresa chinesa,  o Jiuzhang pode atingir um GBS (mostragem de bosão gaussiana) de 100 mil milhões de vezes mais rápido que o mais veloz supercomputador atualmente existente no mundo.  A amostragem de bosão gaussiana (GBS, na sigla original), calcula a saída de um feixe de luz com inúmeras entradas e saídas. No computador construído pelos chineses, os fotões são enviados em simultâneo por um circuito, um processo conhecido como sobreposição quântica. Os fotões são divididos pelos separadores de raios e continuam pelo circuito encontrando espelhos e mais separadores de fotões.

Mas nem tudo são vantagens. Enquanto o computador da Google pode ser programado para executar uma grande variedade de algoritmos, o computador quântico chinês tem uma limitação, uma vez que só consegue fazer este tipo de tarefas, a amostragem gaussiana de bosão.

Exit mobile version