Pplware

Javascript – Navegador do Android 2.2 esmaga iOS4

O iPhone, juntamente  com o seu iOS4, tem sido campeão absoluto na renderização de páginas Web, no que se refere ao mercado de Smartphones. A Google tinha assegurado na apresentação do Android 2.2 que iria ter o browser móvel mais rápido do mundo, depois de ter tornado portável o motor de javascript V8 do Chrome, para o Android.

Testes realizados agora mostram que a Google tinha razões para estar optimista.


O Site arstechnica, conduziu um conjunto de testes usando um Nexus One e a última actualização disponibilizada pela Google já com o “Froyo” para o seu equipamento. E segundo o mesmo, tal como a Google tinha prometido o navegador do Froyo é quase três vezes mais rápido que as suas iterações anteriores no Android. Os testes foram conduzidos utilizando as Benchmarks de Javascritpt SunSpider e V8 e comparados com o que o mesmo site conseguiu obter com o iPhone 4.

Os resultados mostram que o navegador com o novo motor V8, é cerca de duas vezes mais rápido que o navegador do iOS4 no teste de SunSpider e cerca de três vezes no teste V8. Aparentemente as alterações de velocidade segundo o site, devem-se ao interpretador JIT de alta performance introduzido na máquina virtual de Dalvik, que confere optimizações de baixo nível, notando-se a velocidade em inúmeros itens do Android (navegador incluído), além claro da introdução do motor V8 de interpretação de javascript.

Claro que poderão haver aqui valores, que sejam influenciados pela velocidade dos processadores já que o Nexus one tem um processador Snapdragon de 1GHZ e o A4 do iPhone não se sabe exactamente a que frequência máxima opera, há quem diga que não chegue ao 1GHZ e se fique na ordem dos 800MHZ.


Independentemente da diferença de processadores, os resultados são muito interessantes e motivadores. A Google tal como fez com o Chrome em relação aos restantes rivais do mercado de browsers em computadores pessoais, pretende agora apertar o cerco ao navegador do iOS4.

Claro que o Javascript não é tudo, prova disso é que apesar de alegarem que a versão de desenvolvimento do Chrome tem a melhor velocidade na renderização de Javascript nos rivais dos computadores pessoais, eu prefiro o Opera que é muito mais equilibrado nos restantes itens de navegação.

Isto vai obrigar a Apple, a apostar fortemente no seu iOS4 dotando-o de optimizações extras, especialmente no motor de webkit, de modo a retomar a vantagem incontestável que estes novos dados mostram que perdeu, pelo menos no campo do Javascript. O mercado de navegador móveis está ao rubro e todos iremos ganhar com esta batalha de uma guerra longe de terminar.

Seria também interessante a Opera desenvolvesse mais o seu navegador Mini, para se puder intrometer na batalha. Depois da guerra acesa no seu desktop, prepare-se para ver o mesmo num smartphone perto de si.

Exit mobile version