Quantas vezes já reflectimos que o que era futurista nos filmes de ficção científica é hoje o presente e acessível a qualquer pessoa?
Quem não se lembra de ver nos desenhos animados as balas fazerem as curvas dos prédios a atingir o alvo de forma certeira? E as pistolas de raio laser? Ora aqui há um grande avanço, um poderoso laser fabricado por cientistas japoneses.
Quanto tempo demora um piscar de olhos?
Um disparo de um bilionésimo de segundo para obter um feixe de energia de 2 petawatt!
Cientistas da Universidade de Osaka dispararam recentemente o laser mais poderoso do planeta: um impulso de 2 petawatt, isto é, 2 mil biliões de watts.
O disparo foi de tempo ínfimo, o que apenas consola os cientistas é que houve um disparo, pois este só teve a duração de um bilionésimo de segundo, pois nem deu para piscar um olho!
Qual é o tamanho da “pistola”?
O “hardware” é uma colossal estrutura que se chama LFEX (Laser for Fast Ingnition Experiments) que tem, nada mais nada menos, que cerca de 100 metros de comprimento. Já o seu consumo não é nada comparado com a energia do disparo.
Segundo informações disponibilizadas no site, AJW, o LFEX consome somente um par de centenas de joules, que é tanto, quanto o consumo do seu micro-ondas a funcionar por dois segundos. Contudo, e ao contrário do seu micro-ondas, este consome essa energia em apenas um bilionésimo de segundo.
Mas como consegue o Laser gerar essa energia?
Segundo os investigadores, este laser é capaz de gerar tanta energia e tão rapidamente, graças a uma série de lâmpadas de “vidro” que amplificaram o laser, uma vez que este passa através delas.
São necessários 4 dispositivos a trabalhar em conjunto para que o raio atinja essa potência. Estes dispositivos foram terminados de montar no final do ano passado.
Assim, apesar de ter disparado apenas 2 petawatts, o laser poderá ser ainda mais potente no disparo, isto porque os cientistas da Universidade de Okinawa estão já a planear aumentar a sua potência de saída para 10 petawatts. Este tipo de produção de energia é imensa, isto tendo em conta que o último registo de um disparo de um laser, num teste da responsabilidade do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, conseguiu um disparo de 192 feixes de laser em apenas um segundo, infinitamente mais do que o japonês, desencadeando uma explosão de 500 biliões de watts de potência e consumiu 1,85 megajoule.
500 biliões de watts vs 2 mil biliões de watts
Compare os 500.000.000.000.000 watts para os 2.000.000.000.000.000 de watts que o LFEX dispara e com muito menos necessidade de energia, isso torna-o muito mais económico… chega a ser classificado mesmo de impressionante!
Estamos a falar que o LFEX apenas precisa de um par de centenas de joules em comparação com mais de milhão e meio de joules do laser americano. Isto deve notar-se muito é na conta de energia não?
Para já é apenas para testes, está em fase experimental mas não estará fora do alcance militar, se justificar o investimento, pois cada vez mais temos visto a aplicação desta tecnologia, quais guerra das estrelas, em navios de guerra e aviões militares. Não tarda está no bolso de qualquer agente de autoridade… e não só!!!