…As novidades gráficas estão a chegar ao Firefox
Já aqui tínhamos noticiado a vontade da Mozilla em efectuar alterações na interface do Firefox, tornando-a mais apelativa e de acordo com os padrões que a concorrência tem estabelecido.
As ideias estavam delineadas e havia uma vontade de iniciar esse trabalho para que as novidades fossem disponibilizadas o mais depressa possível.
Pois agora Jared Weine, um dos programadores da Mozilla, resolveu disponibilizar uma versão do Firefox com algumas das novidades já criadas.
Este programador, responsável pela criação da barra de separadores do novo layout do Firefox, o Australis, resolveu disponibilizar um pacote baseado na última versão deste browser e que pode ser já usado para testarem este layout.
Para já o pacote está embebido na versão 16.a1 do Firefox e apenas funciona no Windows. Existe uma versão portátil e outra de instalação.
Nesta versão, que deve mesmo ser apenas usada para visualizarem o Australis, podem notar a profunda alteração que vai ser aplicada. Os separadores abandonam a sua forma rectilínea e passam a ter cantos arredondados.
Notem ainda que os separadores activos usam um fundo que se funde com a barra de navegação. Por outro lado os separadores inactivos não vão ter fundo e vão-se fundir com a barra de título.
Estas novidades agora apresentadas, e que tinham já sido vistas ainda em fase de protótipo, aproximam ainda mais a versão desktop do Firefox da versão para Android.
Ao mesmo tempo que publicou este pacote para testes, Jared Weine pediu também aos utilizadores que colocassem nos comentários do seu blog problemas e opiniões para que fossem feitas melhorias.
O Firefox tem conseguido manter ao longo dos anos manter uma imagem limpa e livre de elementos desnecessários. Os planos apresentados, e o que agora é mostrado, revelam uma evolução positiva do que será a nova imagem do Firefox.
Apesar de apenas estar ainda desenvolvida para Windows, espera-se para breve a disponibilização desta barra no Linux e no Mac OS, altura em que poderá passar a vir incluída nas versões de teste do Firefox.
Testem o que está disponível do Australis e dêem a vossa opinião.