Pplware

Já se passaram 135 dias de leilão 5G… para quando a “rede”?

Espera pelo 5G? Terminou hoje o centésimo trigésimo quarto dia da fase de licitação principal do leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz. Tiveram lugar 12 rondas.

Só Portugal e Lituânia não têm neste momento serviços 5G na União Europeia. Para quando a “rede”?


Se terminasse hoje o leilão 5G, Estado arrecadava 422 milhões de euros

134 dias…sim leu bem…134 dias de leilão 5G em Portugal. Se o leilão principal, que arrancou há quase seis meses (14 de janeiro), tivesse terminado hoje, o Estado teria arrecadado mais de 422 milhões de euros (incluindo a licitação dos entrantes de 84,3 milhões de euros), muito acima do valor indicativo de 237,9 milhões de euros.

A faixa 3,6 GHz, com 40 lotes, é a única que tem sido alvo de ofertas – mais precisamente desde 05 de março –, com 183,2  milhões de euros, contra 182,5 milhões de euros na sessão anterior.

A licitação principal inclui os operadores Altice Portugal (MEO), Nos, Vodafone Portugal e também a Dense Air, e visa a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, depois de uma primeira fase exclusiva para novos entrantes.

Como referido, Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G.

Atualmente, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, República Checa, Roménia e Suécia são os países da UE que já têm serviços 5G.

Relativamente ao desenvolvimento do 5G fora da Europa, o Observatório europeu salienta que “em outras regiões do mundo” a quinta geração tem progredido “a um ritmo rápido também”.

Exit mobile version