Com apenas uma semana de lançamento e ainda com um acesso limitado a alguns utilizadores, o iOS 8 já está nas bocas do mundo pelas mais diversas razões.
Todos procuram entender e assimilar de forma plena as novidades, procurando entender de que forma este está melhor que a versão anterior.
Mas algo que pode interessar a muitos é que mesmo só com uma semana de lançamento, o iOS 8 já foi quebrado e já existem provas de que o Jailbreak é possível.
Esta é uma excelente notícia para todos os que normalmente não actualizam de imediato os seus dispositivos Apple por não quererem perder a capacidade de ter os seus equipamentos libertos das imposições da Apple, dando-lhes uma liberdade maior e a capacidade de instalar aplicações fora do ecossistema Apple.
A proeza ainda não está documentada e nem existe ainda mais do que uma imagem de um acesso ao sistema de ficheiros de um iPod 5, supostamente a correr a nova versão do iOS.
Quem conseguiu e apresentou a imagem da shell SSH ligada ao iPod 5 foi i0n1c, que já antes tinha mostrado um vídeo onde se podia ver um iPhone a correr a versão 7.1.1 do iOS, já com jailbreak aplicado.
O anúncio e a apresentação desta imagem foi feito por i0n1c através da sua conta do Twitter, o canal predilecto da comunidade que se dedica a quebrar o iOS.
Num simples Tweet, que depois cresceu, i0n1c apresentou a sua proeza, sem que no entanto tenha explicado o que estava mostrar, e deixou os seus seguidores confusos e a quererem saber mais.
Mais há frente, na longa troca de mensagens é que i0n1c disse de forma clara o que essa imagem representava e o que os utilizadores poderiam esperar para breve.
O que estava a ser apresentado era uma sessão SSH para um iPod 5, o que deixava bem claro que este estava com jailbreak feito e que poderia ser alargado a outros equipamentos que usem o iOS na sua base.
Apesar de ser uma excelente notícia, ela não é estranha e é até bastante lógica. Quando foi descoberta a forma de contornar o iOS 7.1.1, não foi tornada pública a forma de a aplicar e nem qualquer aplicação para o fazer nos dispositivos.
A ideia era que a vulnerabilidade do iOS fosse guardada para quando saísse a versão 8 do iOS, acreditando-se que esta não seria corrigida e que seria usada a mesma base do iOS 7.1.1 para criar o iOS 8.
Na verdade essa aposta surtiu efeito e agora está disponível no iOS o mesmo bug que existia na versão anterior.
Mesmo com este anúncio agora feito, não deve surgir nenhuma ferramenta pública antes do lançamento do iOS 8 para instalação nos dispositivos, sob pena da Apple corrigir o problema antes da chegada dessa versão.