Pplware

Já está disponível uma nova forma de fazer root ao Chromecast

E está a caminho uma dongle HDMI da Microsoft

O Chromecast, a dongle HDMI da Google tem estado a impor-se lentamente e a conquistar o seu mercado. Aliado a serviços web que podem fornecer os conteúdos que os utilizadores querem e precisam, tem estado a mostrar o seu valor.

Tal como outro qualquer dispositivo Android (e não só), é grande a procura por conseguir contornar todas as imposições colocadas pela Google e assim conseguir fazer root a este dispositivo.

O root no Chromecast não é uma novidade. Poucos dias depois de ter sido lançado pela Google já existiam as primeiras notícias de que estava descoberta a primeira forma de fazer root ao Chromecast.

A facilidade com que se conseguiu essa proeza deixou a maioria dos utilizadores convencidos que a Google tinha deixado essa porta aberta de propósito.

Mas a verdade é que pouco tempo depois a “vulnerabilidade” foi resolvida e os utilizadores voltaram a perder essa capacidade.

Mas o lançamento da SDK do Chromecast veio tornar menos necessária a necessidade de ter root no Chromecast, abrindo-o um pouco mais a serviços locais de stream de conteúdos.

Mas como é normal nestes casos a comunidade não desistiu e continuou a procurar uma forma de abrir o acesso pleno ao Chromecast. A notícia agora é que foi novamente encontrada uma forma simples de fazer root ao Chromecast.

Para realizarem esta operação vão precisar de alguns elementos adicionais ao próprio Chromecast, que deve ter instalada a última versão do seu sistema operativo:

Todo o processo pode ser visto no vídeo abaixo e pelo que é apresentado não é nada complexo, requerendo pouco mais do que 10 minutos.

É claro que caso surja uma nova actualização ao software do Chromecast o processo de root que foi feito será perdido e possivelmente a Google tratará de remendar o buraco que está actualmente a permitir este processo de root.

Até lá, e caso queiram aproveitar esta vulnerabilidade que foi encontrada só precisam de comprar o material adicional e executarem os passos apresentados.

Este foi mais um processo desenvolvido em conjunto por várias equipas, que durante meses procuraram encontrar uma falha no sistema operativo que equipa o Chromecast. Os méritos vão para Team-Eureka, GTVHacker e failOverflow.

Mas a Google pode estar prestes a ganhar um novo concorrente para a Chromecast. Alguns rumores dão certo que a Microsoft estará a trabalhar num dispositivo similar.

Esta dongle da Microsoft, que para já terá o nome HD-10, adoptará o protocolo Miracast da Microsoft e dará a capacidade a qualquer smartphone ou computador de transmitir vídeo ou outros elementos para um ecrã de dimensões maiores (TV).

Dos primeiros registos sabe-se que este dispositivo terá capacidades Wifi, suporte HDMI e uma ligação USB.

O factor que ditará o sucesso desta nova dongle da Microsoft será sem qualquer dúvida o preço. Os 35 euros que permitem a compra do Chromecast são parte do seu sucesso.

Exit mobile version