Os analistas da Check Point descobriram, recentemente, um novo vetor de ataque que pode permitir aos cibercriminosos criar legendas maliciosas para atacar os utilizadores de plataformas multimédia populares e obter o controlo total dos seus computadores, dispositivos móveis e Smart TVs. O Kodi era uma das plataformas afetadas e a equipa de desenvolvimento do projecto lançou a versão 17.2… no entanto, após alguns problemas, foi agora disponibilizado o Kodi 17.3.
VLC, Kodi (XBMC), Popcorn Time e Stremio são algumas das plataformas que estavam vulneráveis ao já popular “ataque via legendas”. Através da criação de legendas maliciosas, que depois são descarregadas pelos utilizadores, os cibercriminosos podem potencialmente tomar o controlo completo de qualquer dispositivo que execute estas aplicações.
Para resolver essa vulnerabilidade os responsáveis pelo projeto Kodi lançaram o Kodi 17.2, no entanto foram detetados alguns problemas ao nível dos binários de alguns addons e também instabilidade em sistemas Linux com o compilador GCC 4.8. Para resolver tais problemas foi agora lançado o Kodi 17.3, devendo os utilizadores atualizar de imediato.
O Kodi continua a ser um dos projetos mais populares dentro do segmento dos Media Centers. De acordo com a própria Check Point, o Kodi (XBMC) tem mais de 10 milhões de utilizadores diários.